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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar Registro de Arma de Fogo

Solicitar Registro de Arma de Fogo

Info

Justiça e Segurança

Regulação e Fiscalização > Armas de Fogo
Solicitar Registro de Arma de Fogo " Registro de arma" , " Certificado de Registro de Arma de Fogo" , " Posse de arma"
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Avaliação: 4.8 (3078)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 27/09/2025
  • O que é?

    É o requerimento para obter a expedição do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) no âmbito da Polícia Federal. Serve de autorização para a posse de arma de fogo por seu proprietário, além de autorizar a manter a arma de fogo, exclusivamente, no interior de sua residência ou domicílio, ou no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa.

    O Certificado de Registro de Arma de Fogo possui o prazo de 05 (cinco) anos.

    Atenção:

    • No caso de furto, roubo ou extravio do CRAF, o requerente deverá solicitar a 2ª via do documento;
    • Para atualização do Certificado de Registro de Arma de Fogo, o requerente deverá solicitar a 2ª via do documento.
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos brasileiros, estrangeiros permanentes, empresas e órgãos públicos que adquiriram arma(s) de fogo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar registro

      Você deve preencher o requerimento de registro no formulário eletrônico disponibilizado.

      Deverá ser feito o login do usuário no portal GOV.BR e o requerimento será preenchido com o seu CPF. O procurador deve marcar o box "Procurador" para o regular preenchimento do CPF do requerente.

      O representante de pessoa jurídica deve estar vinculado a empresa no GOV.BR.

      Canais de prestação

        Web : 

      Para preenchimento e impressão do requerimento, acesse o site. 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      No caso de erro no sistema, o requerente deverá enviar uma mensagem eletrônica ao endereço suporte.cgarm.dpa@pf.gov.br, descrevendo o erro, se possível com as imagens das telas que percorreu até aparecer a mensagem de erro, e informando o nome, o CPF e nº do requerimento. Favor NÃO utilizar o e-mail mencionado para o esclarecimento de dúvidas normativas ou sobre outros assuntos.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número da autorização de aquisição

      • Nota fiscal da compra da arma de fogo

      Empresas de segurança privada ou com segurança orgânica
      • Para empresas de segurança privada ou empresas com segurança orgânica, é necessário informar o código do Alvará de Aquisição emitido no GESP (Gestão Eletrônica de Segurança Privada), no âmbito da Polícia Federal.

      Custos

      Para empresas de segurança privada ou com segurança orgânica
      • Taxa de registro de arma de fogo para empresa de segurança privada
        R$ 75,67

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 minuto(s)
    2. Apresentar a documentação de forma eletrônica

      Você deve anexar a documentação ao final do preenchimento do requerimento eletrônico ou retornar na página "consultar andamento de processo" e anexar a documentação para prosseguimento do requerimento e consequente análise do pedido. clique aqui

      Canais de prestação

        Web : 

      Para upload da documentação, acesse o site. A Delegacia de Polícia Federal poderá solicitar a apresentação de outros documentos e o comparecimento em horário agendado.

        Web : 

      Você deve anexar a documentação ao final do preenchimento do requerimento eletrônico ou retornar na página "consultar andamento de processo" e anexar a documentação para prosseguimento do requerimento e consequente análise do pedido. clique aqui

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento eletrônico do SINARM preenchido e assinado.

      • Nota fiscal da compra da arma de fogo.

      Empresas de segurança privada ou com segurança orgânica
      • Para as empresas de segurança privada ou com segurança orgânica, além do requerimento eletrônico do SINARM preenchido, impresso e assinado, é necessário apresentar:

        • a nota fiscal de compra, termo de doação ou contrato de compra e venda, assinado por ambas as partes; e

        • a GRU com a comprovação de pagamento da taxa para registro.

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 minuto(s)
    3. Acompanhar o processo

      Você deve acompanhar o andamento do processo em "Consultar Andamento de Processos", conforme compromisso firmado no requerimento.

      O requerente deverá imprimir o Certificado de Registro de Arma de Fogo e a Guia de Trânsito na página de acompanhamento - se deferido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Para preenchimento e impressão do requerimento, acesse o site. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número do requerimento.

      • Número do CPF ou CNPJ.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Horários e peculiaridades de atendimento nas unidades PF:

    Consulte uma unidade da Polícia Federal no caso de dúvidas relativas às particularidades locais de atendimento, tais como: dias e horário de funcionamento da unidade, necessidade ou não de agendamento prévio, dentre outras.

    Veja também a página de "dúvidas frequentes".

    Obtenha outras informações na página principal: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/armas


    Este é um serviço do(a) Polícia Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 05 ano(s)

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.

    Serviços PF.png


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  • Registrar arma de fogo com emissão de CRAF para CAC
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: registroarma de fogoestatuto do desarmamento
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