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Protocolar documentos junto à Anvisa

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos junto à Anvisa " Protocolo.GOV.BR da Agência Nacional de Vigilância Sanitária" , " Protocolo.GOV.BR da Anvisa" , " Protocolo da Anvisa"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Protocolo.GOV.BR da Anvisa é um canal de atendimento que possibilita o envio de solicitações, requerimentos, pedidos e documentos em geral de forma eletrônica.

    O acesso ao Protocolo.GOV.BR se dá via Login Único do Portal de Serviços.

    Antes de usar o Protocolo.GOV.BR, verifique se o assunto de interesse é coberto por algum Serviço Digital da Anvisa já criado (https://www.gov.br/pt-br/orgaos/agencia-nacional-de-vigilancia-sanitaria). Os Serviços Digitais promovem soluções mais ágeis ao atendimento das soluções específicas.

    O Protocolo.GOV.BR NÃO é o canal para pedidos de informações e cópia e vista de processos. Para essas solicitações, utilize os seguintes canais: Central de Atendimento da Anvisa pelo 0800 642 9782; portal da Anvisa, pelo Formulário Eletrônico do Fale Conosco ou Serviço de Atendimento ao Cidadão presencial na Sede da Anvisa.

    Documentos que necessitem da assinatura conjunta do interessado e da Anvisa, como Acordos de Cooperação e Contratos não poderão ser enviados pelo Protocolo Digital. Nesses casos, deverá ser utilizado o módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-ANVISA.

    O Protocolo.GOV.BR também não é o meio adequado para o envio de intimações, notificações e citações produzidas no bojo de processos judiciais.

    Para encaminhamento de processos de outros órgãos ou instituições da Administração Pública, deve-se utilizar Tramita.GOV.BR ou o módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-ANVISA.

    Este canal se destina exclusivamente à protocolização de documentos destinados à Anvisa. Para enviar documentos a outros órgãos/entidades, favor verificar o canal adequado com o respectivo destinatário.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    * Pessoa física, interessada ou não;
    * Representante de empresas, associações, organizações da sociedade civil, entre outros;
    * Representante de órgãos e entidades da Administração Pública.

    Possuir conta de acesso único do gov.br categoria bronze ou superior, que pode ser criada no endereço: < https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br>.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar solicitação

      * acessar a página do serviço Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e clicar no botão Iniciar;
      * fazer login no Portal GOV.BR;
      * escolher o tipo de solicitação;
      * preencher o formulário da solicitação;
      * anexar os documentos necessários, conforme orientações do formulário de solicitação;
      * conferir os dados e concluir a solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso haja indisponibilidade deste Canal (Protocolo Digital), o usuário poderá realizar o peticionamento eletrônico via SEI-ANVISA.

      Esse módulo, assim como o Protocolo Digital, possibilita aos cidadãos e representantes de Pessoas Jurídicas a enviarem documentos endereçados à Anvisa, de forma eletrônica, sem a necessidade de enviar documentos em formato físico ao Protocolo. No entanto, o peticionamento eletrônico será realizado somente por usuários externos cadastrados.

      Para orientações de como realizar o cadastro junto ao SEI-ANVISA, indicamos o seguinte link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/sistemas/sei.
      SEI - Acesso Externo
      https://sei.anvisa.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0

      SEI - Cadastro de Usuário Externo
      https://sei.anvisa.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resultado da protocolização

      O pedido é conferido antes de ser tramitado para a unidade responsável. Será enviado e-mail contendo o Número Único de Protocolo (NUP) gerado e orientações para o acompanhamento.
      A solicitação poderá ser devolvida para correção ou recusada caso apresente um dos motivos: pedido não destinado ao órgão, conteúdo ofensivo, impossibilidade de identificar o pedido e fundamentos, documento ilegível, em branco, corrompido, sem data ou sem assinatura, sem identificação do interessado ou representante.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento)

      Tempo de duração da etapa

      Até 24 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Não estimado ainda


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 9.784, de 29/01/1999
      Decretos nº 8.539, de 08/10/2015 e nº 9.094, de 17/07/2017
      Portaria SEGES/ME nº 10.988, de 23/12/2022


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Login Integrado

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  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: * Protocolo Eletrônico* Protocolo Digital* Protocolo.GOV.BR* Protocolização* Protocolar documento* Protocolizar documento* Protocolo* SEI.GOV.BR* Enviar documento* Enviar requerimento* Enviar pedido* Abrir processo* Atendimento de protocolo
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