O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Por meio deste serviço, o usuário poderá programar as manobras das embarcações que irão atracar, fundear ou desatracar no Porto de Itaguaí, bem como solicitar o acesso ao canal de navegação para embarcações com destino ou provenientes de Terminais de Uso Privado (TUPs).
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Quem pode utilizar este serviço?
Agências Marítimas/Armadores.
Antes de solicitar a utilização da infraestrutura portuária, é fundamental que o usuário esteja familiarizado com o Regulamento de Exploração dos Portos – REP.
Esse regulamento estabelece as normas básicas de funcionamento dos portos organizados sob jurisdição da PortosRio (Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis), devendo ser observado por todos que utilizam ou exercem atividades nas instalações portuárias, disponível no link:
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Etapas para a realização deste serviço
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Cadastramento do solicitante
Para acesso ao sistema SILOG, o agente marítimo deverá:
Canais de prestação
E-mail :Plantão:
(21) 2219-8600 ramal: 8656
(21) 99383-2520
Gerência Aquaviária:
Julia.crisostomo@portosrio.gov.br
(21) 98881-0601
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Solicitar ao setor financeiro da PortosRio, por meio do e-mail faturamento@portosrio.gov.br, o cadastramento da Agência Marítima no Sistema Starsoft Aplication (SSA), encaminhando os seguintes documentos:
- Contrato Social e última alteração contratual ou Estatuto;
- Procuração para fins de solicitação de infraestrutura portuária.
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Solicitar, por e-mail para cadastro.portodeitaguai@portosrio.gov.br, o cadastramento da empresa na base de dados do SILOG. Para realizar o cadastro, informar os seguintes dados da empresa:
- Número do CNPJ
- Razão Social
- Nome Fantasia
- Tipo de Atividade
- Tipo de Pessoa
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Além disso, informar os dados dos usuários que irão acessar o sistema, contendo:
- Nome completo
- CPF
- Telefone
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Para o cadastro no sistema Porto Sem Papel (PSP), por meio do qual será possível gerar o Documento Único Virtual (DUV), o agente marítimo deve estar previamente cadastrado no sistema Mercante, da Receita Federal do Brasil.
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Após essa etapa, deverá ser enviado um e-mail para cadastro.portodeitaguai@portosrio.gov.br, com a ficha de habilitação devidamente preenchida e anexada, a fim de viabilizar a definição do perfil de acesso ao PSP. No momento do cadastro, devem ser informados os seguintes dados da empresa:
- CNPJ;
- Razão social;
- Situação cadastral;
- Telefone;
- CNAE;
- Endereço;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- E-mail;
- Nome do executivo-chefe;
- Cargo do executivo-chefe.
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Além disso, é necessário informar os dados dos empregados habilitados a operar o sistema, incluindo: nome completo, CPF, e-mail, telefone e endereço.
A ficha de habilitação está disponível no site oficial do Porto Sem Papel, no seguinte endereço:
https://concentrador.portosempapel.gov.br/PSP-CDP/public/pages/normas/formularios/formularios.xhtml
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Gerar o Documento Único Virtual (DUV) no sistema Porto Sem Papel (PSP)
O DUV é o principal instrumento de formalização da escala de um navio. Antes de concluir o DUV, verificar se os dados da embarcação estão corretos, especialmente o DWT. Em caso de divergências, atualizar o cadastro da embarcação junto à ANTAQ, por meio do link: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/transporte-aquaviario/porto-sem-papel/noticias/orientacoes-para-cadastro-de-embarcacoes-inclusao-ou-alteracao
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:
- (21) 2219-8600, ramal 8656;
- (21) 99383-2520 (celular).
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Para gerar o Documento Único Virtual (DUV) no sistema Porto Sem Papel (PSP), os seguintes dados devem ser informados:
- Agência de Navegação;
- CPF do representante da agência;
- Porto de estadia;
- Natureza da estadia;
- Data/hora prevista de chegada ao porto (fundeio);
- Data/hora prevista de atracação;
- Local previsto de atracação;
- Data/hora prevista de desatracação.
Dados da Embarcação-
– Importante: antes de gerar o DUV, verificar os dados da embarcação no PSP.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Gerar o anúncio no sistema SILOG
Realizar o anúncio do navio, após a criação do DUV. Para ser validado, o anúncio deverá ser aceito pelo Operador Portuário, pelo Terminal Portuário Arrendado e pela gerência de acesso aquaviário do Porto de Itaguaí/PortosRio. Nos casos de embarcações que apenas irão fundear ou se destinar a Terminais de Uso Privado (TUPs), caberá exclusivamente à gerência de acesso aquaviário realizar a análise e registrar o aceite.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:
- (21) 2219-8600, ramal 8656;
- (21) 99383-2520 (celular).
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
As informações necessárias para a geração do anúncio de navio no sistema SILOG estão detalhadas no item 4.1.2 – Cadastrar Anúncio de Navio, do módulo Agente Marítimo. O manual pode ser acessado por meio do seguinte link:
https://www.portosrio.gov.br/sites/default/files/2023-files/op-mnu-2023006-anuncio-de-navio-agentes-externos_0.pdf
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Solicitar a ratificação do DUV no PSP
Solicitar para a gerência de acesso aquaviário. Após receber a ratificação DUV ficará na situação "Aguardando Solicitação de Atracação". O usuário da Agência de Navegação deverá preencher as demais informações da estadia convencional da embarcação. Caso ocorra a situação de outra agência assumir a estadia da embarcação após o término da operação, o usuário da Agência Marítima deverá informar o CNPJ desta agência que estará assumindo a estadia no menu "Características da Estadia"
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:
- (21) 2219-8600, ramal 8656;
- (21) 99383-2520 (celular).
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Abaixo estão as informações necessárias para solicitar a ratificação do DUV no sistema Porto Sem Papel (PSP):
- Dados da embarcação;
- Portos de origem e destino;
- Afretador e armador;
- Local de atracação;
- Tipo de contrato;
- Datas previstas de atracação e desatracação;
- Calado de proa e popa na entrada e na saída;
- Tipo de carga;
- Quantidade a ser movimentada;
- Tipo de operação
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Solicitar a atracação e a desatracação no PSP
O usuário deverá confirmar a solicitação de atracação. O DUV estará na situação "Aguardando Anuências de Atracação". Após, os Órgãos Anuentes poderão autorizar a atracação ou solicitar novas exigências para a embarcação, caso em que o usuário deverá registrar as informações exigidas. Quando as anuências de atracação forem fornecidas, o DUV passará para a "Aguardando Atracação" ou “Aguardando Desatracação”. Programada a atracação/desatracação, o usuário poderá solicitar a reprogramação.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:
- (21) 2219-8600, ramal 8656;
- (21) 99383-2520 (celular).
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Lista de tripulantes;
- Lista de passageiros;
- Armas e munições;
- Características da estadia;
- Características da embarcação;
- Informações sanitárias;
- Provisões de bordo;
- Manifestos de carga.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Realizar o Pedido de Manobra no SILOG
A agência marítima irá realizar o Pedido de Manobra no SILOG, das 11 às 14 horas. Após a solicitação dos horários a gerência de acesso aquaviário analisará os horários solicitados pelos agentes marítimos no SILOG, de acordo com o Regulamento dos Portos da CDRJ, e ás 15 horas a programação será publicada no site e os dados também serão inseridos no sistema porto sem papel.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:
- (21) 2219-8600, ramal 8656;
- (21) 99383-2520 (celular).
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Sentido da manobra: entrada, mudança ou saída;
- Local de origem;
- Local de destino;
- Início da manobra;
- Indicar se será praticado (Sim ou Não).
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Cadastramento do solicitante
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimadoNão existe prazo regulamentado. As etapas vão ocorrendo de acordo com as demandas Agências Marítimas.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPlantão:
(21) 2219-8600 ramal: 8656
(21) 99383-2520
Gerência Aquaviária:
Julia.crisostomo@portosrio.gov.br
(21) 98881-0601
Este é um serviço do(a) Companhia Docas do Rio de Janeiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Legislação-
Lei 12.815 de 2013.
(https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12815.htm)
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Regulamento de Exploração dos Portos organizados do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis.
(https://www.portosrio.gov.br/sites/default/files/inline-files/REGULAMENTO_DE_EXPLORACAO_DOS_PORTOS_0.pdf)
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoNão há atendimento presencial.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioNão existe uma prioridade estabelecida para atendimento aos usuários e sim uma prioridade na programação das manobras de atracação e desatracação das embarcações que irão utilizar a infraestrutura aquaviária, conforme estabelecido nos artigos 29 e 30 do Regulamento de Exploração dos Portos organizados do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço