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Você está aqui: Página Inicial Serviços Programar navios para atracar e desatracar no Porto de Itaguaí

Programar navios para atracar e desatracar no Porto de Itaguaí

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Instalações Portuárias
Programar navios para atracar e desatracar no Porto de Itaguaí
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Por meio deste serviço, o usuário poderá programar as manobras das embarcações que irão atracar, fundear ou desatracar no Porto de Itaguaí, bem como solicitar o acesso ao canal de navegação para embarcações com destino ou provenientes de Terminais de Uso Privado (TUPs). 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Agências Marítimas/Armadores.

    Antes de solicitar a utilização da infraestrutura portuária, é fundamental que o usuário esteja familiarizado com o Regulamento de Exploração dos Portos – REP.

    Esse regulamento estabelece as normas básicas de funcionamento dos portos organizados sob jurisdição da PortosRio (Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis), devendo ser observado por todos que utilizam ou exercem atividades nas instalações portuárias, disponível no link:

    https://www.portosrio.gov.br/sites/default/files/inline-files/REGULAMENTO_DE_EXPLORACAO_DOS_PORTOS_0.pdf

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastramento do solicitante

      Para acesso ao sistema SILOG, o agente marítimo deverá:

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Plantão:

       gerita@portosrio.gov.br

       (21) 2219-8600 ramal: 8656

      (21) 99383-2520

       Gerência Aquaviária:

       Julia.crisostomo@portosrio.gov.br

       (21) 98881-0601

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Solicitar ao setor financeiro da PortosRio, por meio do e-mail faturamento@portosrio.gov.br, o cadastramento da Agência Marítima no Sistema Starsoft Aplication (SSA), encaminhando os seguintes documentos:

        • Contrato Social e última alteração contratual ou Estatuto;
        • Procuração para fins de solicitação de infraestrutura portuária.
      • Solicitar, por e-mail para cadastro.portodeitaguai@portosrio.gov.br, o cadastramento da empresa na base de dados do SILOG. Para realizar o cadastro, informar os seguintes dados da empresa:

        • Número do CNPJ
        • Razão Social
        • Nome Fantasia
        • Tipo de Atividade
        • Tipo de Pessoa
      • Além disso, informar os dados dos usuários que irão acessar o sistema, contendo:

        • Nome completo
        • E-mail
        • CPF
        • Telefone
      • Para o cadastro no sistema Porto Sem Papel (PSP), por meio do qual será possível gerar o Documento Único Virtual (DUV), o agente marítimo deve estar previamente cadastrado no sistema Mercante, da Receita Federal do Brasil.

      • Após essa etapa, deverá ser enviado um e-mail para cadastro.portodeitaguai@portosrio.gov.br, com a ficha de habilitação devidamente preenchida e anexada, a fim de viabilizar a definição do perfil de acesso ao PSP. No momento do cadastro, devem ser informados os seguintes dados da empresa:

        • CNPJ;
        • Razão social;
        • Situação cadastral;
        • Telefone;
        • CNAE;
        • Endereço;
        • Inscrição Estadual;
        • Inscrição Municipal;
        • E-mail;
        • Nome do executivo-chefe;
        • Cargo do executivo-chefe.
      • Além disso, é necessário informar os dados dos empregados habilitados a operar o sistema, incluindo: nome completo, CPF, e-mail, telefone e endereço.

        A ficha de habilitação está disponível no site oficial do Porto Sem Papel, no seguinte endereço:
        https://concentrador.portosempapel.gov.br/PSP-CDP/public/pages/normas/formularios/formularios.xhtml

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Gerar o Documento Único Virtual (DUV) no sistema Porto Sem Papel (PSP)

      O DUV é o principal instrumento de formalização da escala de um navio. Antes de concluir o DUV, verificar se os dados da embarcação estão corretos, especialmente o DWT. Em caso de divergências, atualizar o cadastro da embarcação junto à ANTAQ, por meio do link: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/transporte-aquaviario/porto-sem-papel/noticias/orientacoes-para-cadastro-de-embarcacoes-inclusao-ou-alteracao

      Canais de prestação

        Web : 

      https://concentrador.portosempapel.gov.br/portal/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:

      • (21) 2219-8600, ramal 8656;
      • (21) 99383-2520 (celular).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para gerar o Documento Único Virtual (DUV) no sistema Porto Sem Papel (PSP), os seguintes dados devem ser informados:

        • Agência de Navegação;
        • CPF do representante da agência;
        • Porto de estadia;
        • Natureza da estadia;
        • Data/hora prevista de chegada ao porto (fundeio);
        • Data/hora prevista de atracação;
        • Local previsto de atracação;
        • Data/hora prevista de desatracação.
      Dados da Embarcação
      •  – Importante: antes de gerar o DUV, verificar os dados da embarcação no PSP.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Gerar o anúncio no sistema SILOG

      Realizar o anúncio do navio, após a criação do DUV. Para ser validado, o anúncio deverá ser aceito pelo Operador Portuário, pelo Terminal Portuário Arrendado e pela gerência de acesso aquaviário do Porto de Itaguaí/PortosRio. Nos casos de embarcações que apenas irão fundear ou se destinar a Terminais de Uso Privado (TUPs), caberá exclusivamente à gerência de acesso aquaviário realizar a análise e registrar o aceite.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://silog.portosrio.gov.br/silog/default.aspx

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:

      • (21) 2219-8600, ramal 8656;
      • (21) 99383-2520 (celular).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • As informações necessárias para a geração do anúncio de navio no sistema SILOG estão detalhadas no item 4.1.2 – Cadastrar Anúncio de Navio, do módulo Agente Marítimo. O manual pode ser acessado por meio do seguinte link:
        https://www.portosrio.gov.br/sites/default/files/2023-files/op-mnu-2023006-anuncio-de-navio-agentes-externos_0.pdf

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Solicitar a ratificação do DUV no PSP

      Solicitar para a gerência de acesso aquaviário. Após receber a ratificação DUV ficará na situação "Aguardando Solicitação de Atracação". O usuário da Agência de Navegação deverá preencher as demais informações da estadia convencional da embarcação. Caso ocorra a situação de outra agência assumir a estadia da embarcação após o término da operação, o usuário da Agência Marítima deverá informar o CNPJ desta agência que estará assumindo a estadia no menu "Características da Estadia"

      Canais de prestação

        Web : 

      https://concentrador.portosempapel.gov.br/portal/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:

      • (21) 2219-8600, ramal 8656;
      • (21) 99383-2520 (celular).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Abaixo estão as informações necessárias para solicitar a ratificação do DUV no sistema Porto Sem Papel (PSP):

        • Dados da embarcação;
        • Portos de origem e destino;
        • Afretador e armador;
        • Local de atracação;
        • Tipo de contrato;
        • Datas previstas de atracação e desatracação;
        • Calado de proa e popa na entrada e na saída;
        • Tipo de carga;
        • Quantidade a ser movimentada;
        • Tipo de operação

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Solicitar a atracação e a desatracação no PSP

      O usuário deverá confirmar a solicitação de atracação. O DUV estará na situação "Aguardando Anuências de Atracação". Após, os Órgãos Anuentes poderão autorizar a atracação ou solicitar novas exigências para a embarcação, caso em que o usuário deverá registrar as informações exigidas. Quando as anuências de atracação forem fornecidas, o DUV passará para a "Aguardando Atracação" ou “Aguardando Desatracação”. Programada a atracação/desatracação, o usuário poderá solicitar a reprogramação.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://concentrador.portosempapel.gov.br/portal/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:

      • (21) 2219-8600, ramal 8656;
      • (21) 99383-2520 (celular).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Lista de tripulantes;
        • Lista de passageiros;
        • Armas e munições;
        • Características da estadia;
        • Características da embarcação;
        • Informações sanitárias;
        • Provisões de bordo;
        • Manifestos de carga.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    6. Realizar o Pedido de Manobra no SILOG

      A agência marítima irá realizar o Pedido de Manobra no SILOG, das 11 às 14 horas. Após a solicitação dos horários a gerência de acesso aquaviário analisará os horários solicitados pelos agentes marítimos no SILOG, de acordo com o Regulamento dos Portos da CDRJ, e ás 15 horas a programação será publicada no site e os dados também serão inseridos no sistema porto sem papel.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://silog.portosrio.gov.br/silog/default.aspx

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deverá entrar em contato com a Gerência de Acesso Aquaviário pelos seguintes telefones:

      • (21) 2219-8600, ramal 8656;
      • (21) 99383-2520 (celular).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Sentido da manobra: entrada, mudança ou saída;
        • Local de origem;
        • Local de destino;
        • Início da manobra;
        • Indicar se será praticado (Sim ou Não).

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Não existe prazo regulamentado.  As etapas vão ocorrendo de acordo com as demandas Agências Marítimas.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Plantão:

     gerita@portosrio.gov.br

     (21) 2219-8600 ramal: 8656

    (21) 99383-2520

    Gerência Aquaviária:

     Julia.crisostomo@portosrio.gov.br

     (21) 98881-0601


    Este é um serviço do(a) Companhia Docas do Rio de Janeiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Lei 12.815 de 2013. 

      (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12815.htm)

    • Regulamento de Exploração dos Portos organizados do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis.

      (https://www.portosrio.gov.br/sites/default/files/inline-files/REGULAMENTO_DE_EXPLORACAO_DOS_PORTOS_0.pdf)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    Não há atendimento presencial.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Não existe uma prioridade estabelecida para atendimento aos usuários e sim uma prioridade na programação das manobras de atracação e desatracação das embarcações que irão utilizar a infraestrutura aquaviária, conforme estabelecido nos artigos 29 e 30 do Regulamento de Exploração dos Portos organizados do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Programação de embarcações no Porto de ItaguaíPedido de AcessoCadastro de Navios
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