Tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. (CIVP) Você também pode conhecer este serviço como: Certificado Internacional de Vacinação, Carteira Internacional de Vacinação
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Última Modificação: 22/01/2020
  • O que é?

    O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças. Emitido gratuitamente pela Anvisa, o CIVP é exigido por alguns países para a entrada de viajantes em seu território.

    Para saber se o país exige o Certificado e consultar outras recomendações de saúde, acesse a página do CIVP no Portal da Anvisa e escolha o país de destino. Consulte também os países onde seu voo vai fazer escala ou conexão.

    Este documento tem validade vitalícia. Portanto, se você já possui um certificado, não é necessário solicitar um novo.

    ATENÇÃO! Os e-mails automáticos não devem ser respondidos.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Brasileiros e estrangeiros vacinados no Brasil e que irão viajar para fora do país.

    Crianças a partir de nove meses já precisam do Certificado. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Tomar a vacina

      Tome a dose integral da vacina gratuitamente em um posto do SUS ou em uma clínica privada. Guarde o comprovante de vacinação. Ele é necessário para poder pedir o Certificado Internacional.

      Atenção: A vacina da febre amarela deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes da viagem.  Leia o Perguntas e respostas sobre a vacina e o Certificado Internacional de Vacinação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identidade

      • Comprovante ou carteira de vacinação

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Posto de saúde do SUS ou clínica particular.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Solicitar o Certificado

      Você pode fazer a solicitação on-line pelo gov.br para imprimir em casa (prazo: 10 dias úteis) ou fazer o cadastro prévio no CIVNET para atendimento presencial.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CPF
      • Comprovante de vacinação preenchido corretamente com:

        • Data de vacinação, fabricante e lote completo da vacina.
        • Assinatura do profissional que realizou a vacinação.
        • Identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber o Certificado

      Atendimento web: Você receberá o Certificado por e-mail, para imprimir em casa. O Certificado será assinado eletronicamente pelo servidor da Anvisa e o viajante deve assiná-lo antes da viagem.

      Atendimento presencial: O CIVP será emitido pela unidade emissora ao final do atendimento. Ele precisa ser assinado na entrega (menores de 18 anos que já assinam seu documento de identidade precisam estar presentes).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CPF

      Para requisição presencial em uma unidade emissora
      • Documento de identidade

        A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos. 

        A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.

         

      • Comprovante de vacinação

         Em caso de extravio ou preenchimento incompleto do comprovante nacional de vacinação, o interessado deverá dirigir-se ao serviço de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento. Alguns municípios utilizam o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Nesse caso, o cidadão pode obter um novo cartão atualizado com todo o histórico de vacinação.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Informado no cadastro

        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade, seguir o procedimento para emissão presencial.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 10 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo de análise da Anvisa é de até 10 (Dez) dias úteis.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação de Saúde do Viajante em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados – COSVI/GIMTV/ANVISA
    Fale com a Anvisa: 0800 642 9782
    Email: ouvidoria@anvisa.gov.br


    Este é um serviço do Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • RDC nº 21 de 31/03/2008, inciso III do Art. 1º do Anexo II


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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