Obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. (CIVP) Você também pode conhecer este serviço como: Certificado Internacional de Vacinação
Solicitar
Última Modificação: 30/09/2019
  • O que é?

    O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças e é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
    O CIVP é exigido por alguns países como condição para a entrada de um viajante no seu território.
    Para saber sobre exigências e recomendações de saúde no seu país de destino, acesse a página do CIVP no Portal da Anvisa e escolha o país de destino.
    Este documento tem validade vitalícia. Portanto, se você já possui um certificado, não é necessário solicitar um novo.


    ATENÇÃO! Os e-mails automáticos não devem ser respondidos.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Brasileiros e estrangeiros vacinados no Brasil e que irão viajar para fora do país.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Tomar a vacina

      Tome a dose integral da vacina gratuitamente em um posto do SUS ou em uma clínica privada.
      Guarde o certificado de vacinação. Ele é o seu comprovante para poder pedir o Certificado Internacional.


      Acesse aqui: Perguntas e respostas sobre a vacina e o Certificado Internacional de Vacinação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Comprovante ou carteira de vacinação emitido pelo local responsável pela vacinação.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      O usuário pode obter (receber) a vacina gratuitamente em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou deve procurar algum dos serviços de vacinação privados para se vacinar.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Cadastrar-se no Portal de Serviços

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Solicitar certificado

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número do CPF

      • Documento de identidade (foto ou arquivo digitalizado)

      • Comprovante nacional de vacinação (foto ou arquivo digitalizado)



      Para requisição presencial em uma unidade emissora
      • Carteira nacional de vacinação ou comprovante de vacinação preenchido corretamente com a data de aplicação da vacina, nome do fabricante da vacina e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde o usuário foi vacinado.

      • Documento de identificação original com foto: Carteira de Identidade (RG), Passaporte ou Carteira de Motorista (CNH) válida, entre outros.

      • Em caso de extravio ou preenchimento incompleto do comprovante nacional de vacinação, o interessado deverá dirigir-se ao serviço de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento. Alguns municípios utilizam o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Nesse caso, o cidadão pode obter um novo cartão atualizado com todo o histórico de vacinação.

      • A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos.
        Crianças a partir de nove meses já precisam da vacina e do certificado para viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Pais ou responsáveis legais de menores de 18 anos podem assinar o CIVP pelo menor, mas recomendamos que seja a mesma pessoa que assinou o passaporte dele. Caso o menor já assine, ele deverá comparecer à unidade emissora para assinar o certificado.

      • A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.

      Canais de prestação

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do sistema, favor seguir os mesmos passos para requisição presencial em uma unidade emissora.

      Para requisição em uma unidade emissora

        Presencial : 

      Atendimento presencial nas unidades emissoras do certificado internacional de vacinação.

      1. Faça seu cadastro
      2. Confira as unidades emissoras e opções da atendimento e agendamento de horário para atendimento na unidade emissora. Se disponível, clique no botão “Solicitar agendamento presencial”
      3. Dirija-se a unidade emissora com seus documentos.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Receber certificado

      A primeira via do certificado pode ser emitida e impressa em casa, pelo Portal de Serviços. Se você precisar da segunda via, poderá acessar o Portal de Serviços e imprimir novamente. Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado no Portal de Serviços.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      informado no cadastro.

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo de análise da Anvisa é de até 10 (Dez) dias úteis.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação de Saúde do Viajante em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados – COSVI/GIMTV/ANVISA
    Fale com a Anvisa: 0800 642 9782
    Email: ouvidoria@anvisa.gov.br


    Este é um serviço do Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RDC nº 21 de 31/03/2008, inciso III do Art. 1º do Anexo II


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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