O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Emissão de Licença de Piloto Comercial.
Requisitos EstabelecidosOs requisitos estabelecidos para a obtenção da licença de Piloto Comercial estão previstos na Subparte E do RBAC 61.
O solicitante que deseja obter a licença de Piloto Comercial deve:
- ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto comercial aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBAC 141;
- ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a licença de piloto comercial referente à categoria em que pretenda obter a licença;
- possuir Certificado Médico Aeronáutico de 1ª classe válido;
- possuir, como mínimo, a experiência de voo na categoria de aeronave solicitada estabelecida em RBAC 61.101;
- demonstrar, em exame de proficiência, sua capacidade para executar, como piloto em comando de aeronave da categoria em que é solicitada a licença, os procedimentos e manobras especificados; e
- ter recebido instrução de voo ministrada por um instrutor de voo habilitado;
Obs.: Há duas formas de cumprir a instrução prática (voos de instrução e voos em comando) requerida para a obtenção da licença de Piloto Comercial:
(i) realizando um curso completo de Piloto Comercial, aprovado pela ANAC, em um Centro de Instrução de Aviação Civil – CIAC, certificado pela ANAC; ou
(ii) em aeronave privada (ou parte em CIAC e parte em aeronave privada), com instrutor de voo, devidamente habilitado e qualificado, sem vinculação com um CIAC.
No entanto, os requisitos de experiência são diferenciados para cada caso.
Clique aqui para acessar informações gerais de habilitação e modelos dos documentos exigidos.
Clique aqui para acessar a relação de centros de instrução credenciados pela Anac.
Clique aqui para acessar o Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil - SINTAC.
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Quem pode utilizar este serviço?
Titular de licença de piloto privado na categoria de aeronave pretendida que já tenha completado 18 anos e tenha concluído o ensino médio.
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar o serviço
Acesse o SuperApp e siga as instruções
ou
Acesse o SINTAC
- Escolha: Documentos Digitais em apresentação de documentos; o Tipo de Pessoa; em Local, ASO-Rio de Janeiro; Informe e-mail e código Anac
- Selecione a opção Concessão de Licença, preencha PCM, PCH ou PCD e no campo inclusão de habilitações insira a habilitação desejada
-Clique em avançar
- Aparecerá a relação de documentos que deverão ser inseridos na etapa 3
- Confira no e-mail informado o número da solicitação
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Pagar a TFAC
Para efetuar o pagamento da TFAC:
- No link 'Emissão GRU', escolha o serviço “CONCESSÃO, RENOVAÇÃO OU AVERBAÇÃO DE LICENÇAS, HABILITAÇÕES OU CERTIFICADOS DO PESSOAL DA AVIAÇÃO CIVIL”, código TFAC 010101 e clique no valor para iniciar o pagamento.
- Digite a quantidade de documentos a serem pagos;
- Insira os dados do contribuinte;
- Escolher a opção “gerar GRU” ou pagar com PIX ou cartão de crédito;
Obs: Pelo SuperApp a TFAC é gerada e paga dentro do próprio aplicativo.
Canais de prestação
Web :Custos
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TFAC 010101R$ 150,00
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Anexar os documentos da solicitação
- Acesse o sistema Sintac- documentos digitais, insira o Canac e o número da solicitação (6 dígitos)
- Na página seguinte, insira o requerimento padrão devidamente preenchido e assinado e os documentos pertinentes, todos previamente digitalizados e legíveis, em formato PDF.
- Insira todos os documentos obrigatórios
- Clique no botão “Concluir”.
Canais de prestação
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Requerimento padrão, preenchido, datado e assinado;
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Documento oficial de identificação com foto;
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Comprovação quitação eleitoral e militar (sexo masculino);
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Certificado de conclusão do Ensino Médio;
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Comprovação de aprovação em exame teórico da Anac para piloto comercial;
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Certificado de Conclusão de Curso Prático para piloto comercial;
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FAP com aprovação em exame de proficiência (cheque); e
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Comprovante de pagamento da TFAC.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Acompanhar o processo
Há duas formas para acompanhar o seu processo:
I - Aplicativo Super App: após solicitar a CHT pelo aplicativo, aparecerá a opção de visualizar os dados do processo. Clique em “visualizar dados do processo” e será direcionado para uma página com informações da solicitação.
II- Sistema SACI:
1) Acesse o sistema Saci e entre com os dados do gov.br (CPF e senha);
2) No menu à esquerda, acesse Dados Aeronauta>Consultar processos para ver seus processos abertos no Sintac.
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Receber a habilitação
Após o deferimento do processo, a licença e a(s) habilitação(ões) serão inseridas nos registros do piloto e aparecerão automaticamente na CHT Digital.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Até 10 dia(s) corrido(s)
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Solicitar o serviço
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 10 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoObs.:
- Até 10 dia(s) corrido(s) pelo SINTAC
- Até 24 horas pelo SuperApp
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatodiretamente pelo sistema de manifestações da ANAC ou pelo telefone 163.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Informações adicionais ao tempo de validadeA licença de piloto comercial é permanente.
A vigência das habilitações dependerá do tipo de habilitação requerida.
É permitida a operação normal relativa a uma habilitação cuja vigência tenha expirado há menos de 30 (trinta) dias.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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Atos Públicos de Liberação
- Emissão, modificação e revalidação de licenças, certificados e habilitações de profissionais da aviação civil (pilotos, mecânicos de voo, comissários, despachantes de voo, mecânico de manutenção e profissionais AVSEC) Ver detalhes
Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.
Ainda não tem uma conta? Saiba mais
Você precisa ter uma conta nível Prata ou Ouro para acessar este serviço.
Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço