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Obter Certificação para Centro de Treinamento de Aviação Civil – RBAC 142

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Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Certidões e Certificados
Obter Certificação para Centro de Treinamento de Aviação Civil – RBAC 142
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Centro de Treinamento da Aviação Civil (CTAC) é a entidade autorizada pela ANAC a atuar na qualificação de pilotos já formados. Diferenciam-se dos Centros de Instrução da Aviação Civil (CIAC) pelo fato desses últimos serem orientados à formação de pilotos. Os CTACs podem estar localizados no Brasil ou em outros países. Além da qualificação dos pilotos, os CTACs também podem ser autorizados a atuar na qualificação de comissários de voo, mecânicos de voo, despachantes operacionais de voo e mecânicos de manutenção aeronáutica.

    Os procedimentos e documentos necessários à obtenção de um Certificado de CTAC e suas Especificações de Treinamento são detalhados no documento IS (INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR) nº 142-001, com a qual o interessado em obter a certificação deverá familiarizar-se e cuja versão atualizada é publicada na página da ANAC na internet. Essa publicação estabelece um meio de atendimento aos requisitos de certificação contidos no regulamento RBAC (REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL) nº 142, que também pode ser encontrado na mesma página.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa jurídica que pretenda oferecer treinamentos como CTAC. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Obter Informações Prévias

      Entrar em contato com o setor pertinente da ANAC informando-o de sua intenção em obter um certificado de CTAC. Este contato inicial pode ser realizado por meio de peticionamento eletrônico, carta, correio eletrônico, telefone, fax, visita (mediante agendamento prévio). Após o contato inicial é realizada a reunião de orientação prévia (ROP).

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento eletrônico SEI!, escolhendo tipo de processo "Certificação de Centros de Treinamento: Certificação de CTAC"

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Caso o usuário não tenha familiaridade com o Peticionamento Eletrônico:

        Web : 

      Peticionamento Eletrônico

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • FOP-CT 101 (parte 1/3) SOLICITAÇÃO DE REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO PRÉVIA - (parte 2/3) ESPECIFICAÇÕES DE TREINAMENTO - (parte 3/3) CURRÍCULO DE PESSOAL TÉCNICO E ADMINISTRATIVO.
      • FOP-CT 102 CADASTRO DE PESSOAL TÉCNICO E ADMINISTRATIVO REQUERIDO DE CTAC. 

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) corrido(s)
    2. Solicitar Formalmente a Certificação

      Protocolar o Pacote de Solicitação Formal de certificação, composto da documentação devidamente preenchida.

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento eletrônico SEI!, através do processo já em curso.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • FOP-CT 104 SOLICITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE CTAC.
      • FOP-CT 102 CADASTRO DE PESSOAL TÉCNICO E ADMINISTRATIVO REQUERIDO DE CTAC.
      • FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - Declaração de Conformidade.
      • FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - MIP.
      • FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - PT.
      • FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - SGQ.
      • FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - SGSO.
      Modo alternativo para cumprimento de requisito (se aplicável):
      • FOP-CT 108 SOLICITAÇÃO DE MODO ALTERNATIVO PARA CUMPRIMENTO DE REQUISITO (se aplicável).

      Resposta de Não-conformidades de Material Técnico e Outros Documentos (se aplicável):
      • FOP-CT 125 RESPOSTA DE NÃO-CONFORMIDADES DE MATERIAL TÉCNICO E OUTROS DOCUMENTOS (se aplicável).

      Tempo de duração da etapa

      Até 14 dia(s) corrido(s)
    3. Corrigir não conformidades

      Corrigir eventuais não conformidades apontadas pela ANAC na documentação enviada e responder através da protocolização da documentação adequada.

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento eletrônico SEI!, através do processo já em curso.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • FOP-CT 125 RESPOSTA DE NÃO-CONFORMIDADES DE MATERIAL TÉCNICO E OUTROS DOCUMENTOS (se aplicável).

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
    4. Demonstrar instalações e equipamentos.

      Demonstrar durante inspeção da ANAC que as instalações e equipamentos descritos em sua solicitação estão instalados e operacionais.

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento eletrônico SEI!, através do processo já em curso.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • FOP-CT 123 RESPOSTA DE NÃO-CONFORMIDADES DE INSPEÇÃO DE CTAC (se aplicável)

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
    5. Receber a certificação

      Obter o certificado de CTAC e as respectivas Especificações de Treinamento.

      Canais de prestação

        Web : 

      Intimação Eletrônica SEI!, através do processo já em curso.

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 149 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo para conclusão das fases pode variar, dependendo da agilidade da apresentação e precisão dos documentos e respostas da organização requerente à ANAC.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RBAC nº 142;

    • IS nº 142-001;


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


  • Atos Públicos de Liberação
    • Certificação, validação, autorização e modificações de especificações de Centros de Treinamento de Aviação Civil (CTAC) Ver detalhes

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter Certificação para Centro de Instrução de Aviação Civil (RBAC 141)
  • Autorizar funcionamento de Centro de Instrução em AVSEC
  • Obter Certificado de Organização de Ensino em Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC)
  • Alterar as Especificações de Treinamento de Centro de Treinamento de Aviação Civil – RBAC 142 (CTAC)
  • Certificar-se como instrutor AVSEC
  • Credenciar-se como instrutor de artigos perigosos
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: CTACAviaçãoTreinamentoANAC
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