O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Autorizar o manejo florestal em área de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) em florestas públicas federais, terras devolutas federais ou unidades de conservação instituídas pela União e em PMFS privados localizados em dois ou mais estados.
Esta autorização não se aplica a Áreas de Proteção Ambiental (APAs).
-
Quem pode utilizar este serviço?
Proponente: pessoa física ou jurídica que solicita análise e aprovação do PMFS e após a aprovação se torna detentora do PMFS;
Detentor: pessoa física ou jurídica, ou seus sucessores no caso de transferência, em nome da qual é aprovado o PMFS e que se responsabiliza por sua execução.
Com inscrição e regularidade no Cadastro Técnico Federal (CTF) e contrato de concessão de floresta pública federal regido pelo Serviço Florestal brasileiro (SFB), se for o caso.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Etapa 1 - Protocolar documentos
Entregar na unidade do Ibama da jurisdição do imóvel os documentos listados a seguir, para abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (Sei! Ibama) e no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e envio para análise técnica.
Canais de prestação
Presencial :Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Documentos pessoais do proponente e detentor
-
Anotação de Responsabilidade Técnica - ART do responsável técnico do PMFS
-
Arquivos com extensão "shp" (shapes files) das áreas do PMFS e das respectivas UPAs e demais exigências e documentações previstas no escopo legal da atividade de manejo florestal
-
Planilhas de inventário, mapas, croqui de acesso e imagens de satélite, documentos digitalizados de elaboração do projeto e demais exigências e documentações necessárias previstas na legislação de regência do manejo florestal.
Para os planos privados localizados em 2 ou mais estados (alínea "e" do inciso XIV do art. 7º da LC 140/2011), aprovado o PMFS-
Deverá ser apresentado pelo detentor o Termo de Responsabilidade de Manutenção da Floresta, conforme Anexo III da IN MMA n° 5/2006, devidamente averbado à margem da matrícula do imóvel competente.
A primeira Autorização para Exploração Florestal (AUTEX) só será emitida após a apresentação desse Termo, que vincula o uso da floresta ao uso sustentável pelo período de duração do PMFS e não poderá ser desaverbado até o término desse período.
Custos
-
Taxa de Vistoria Técnica Florestal (até 250 ha/ano)R$ 784,18
-
Taxa de Vistoria Técnica Florestal (por ha excedente a 250)R$ 1,49
Tempo de duração da etapa
Em média 1 hora(s) -
-
Etapa 2 - Receber resposta
A análise técnica do PMFS observará as diretrizes técnicas expedidas pelo Ibama e concluirá no seguinte: aprovação do PMFS ou indicação de pendências a serem cumpridas para a sequência da análise do PMFS.
Canais de prestação
Web :Não existe um prazo fixo e padronizado para a análise de Planos de Manejo Florestal Sustentável na legislação florestal federal vigente.
A análise depende de vários fatores como a complexidade dos projetos.
Projetos de maior porte e com maior impacto podem demandar mais tempo de análise.
Normalmente um PMFS bem estruturado pode ser analisado e aprovado em menos de um mês, sendo necessário esclarecer que, se houver pendências, esse período de análise e aprovação volta a ser contado do zero.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Etapa 1 - Protocolar documentos
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 180 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoCentral de Atendimento do Ibama - 0800 061 8080
Este é um serviço do(a) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.
Ainda não tem uma conta? Saiba mais
Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.
Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço