O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Notificar é comunicar a ocorrência de eventos adversos de medicamentos e vacinas. O VigiMed é o sistema disponibilizado pela Anvisa para que cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos possam reportar suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.
A notificação de eventos adversos a medicamentos e vacinas é importante porque permite identificar novos riscos dos medicamentos, atualiza o perfil de segurança dos produtos, contribui para o desenvolvimento de medidas corretivas e contribui para a maior segurança dos pacientes.
O que pode ser considerado evento adverso?
Qualquer ocorrência médica indesejável devido ao uso de medicamentos ou vacinas, tais como:
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Reações adversas ou nocivas;
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Ausência ou redução do efeito esperado (inefetividade terapêutica);
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Erros de medicação (relacionados à prescrição, preparação, dispensação, distribuição, administração e monitoramento dos medicamentos) interceptados ou ocorridos;
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Uso abusivo;
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Uso com finalidade diferente do indicado na bula (off label);
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Intoxicação.
Atenção! Sendo um evento adverso de outro produto diferente de medicamento ou vacina ou uma queixa técnica, notificar usando o sistema indicado na página de Notificações da Anvisa.
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Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos.
Tutoriais — Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
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Etapas para a realização deste serviço
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Fazer a solicitação
O cidadão deve registrar a notificação no VigiMed respondendo ao formulário oferecido pelo sistema. Para uma notificação ser válida, é necessário identificar o paciente e o notificador, relatar um evento adverso e informar o medicamento suspeito. Notificações detalhadas ajudam na análise e permitem que a Anvisa tome medidas para melhorar a segurança dos medicamentos.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa
Tempo de duração da etapa
Em média 15 minuto(s)
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Fazer a solicitação
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimadoA notificação realizada contribui para investigação de possível sinal de segurança, e, se necessário, medidas sanitárias são tomadas, como publicação de alertas, alteração bulas, restrição de uso de medicamentos, etc.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoContato do serviço para dúvidas: Central de Atendimento da Anvisa
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
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