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Você está aqui: Página Inicial Serviços Alterar dados de transportadores no RNTRC

Alterar dados de transportadores no RNTRC

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Terrestre > Transporte de Cargas
Alterar dados de transportadores no RNTRC (Atualizar RNTRC)
Iniciar
Avaliação: 4.5 (208)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 20/10/2025
  • O que é?

    O transportador devidamente inscrito no RNTRC pode atualizar os seus dados cadastrais, como endereço, contatos, vínculos ou informações específicas de acordo com a categoria do transportador. Isso permite que o transportador seja comunicado de fatos relevantes ao seu cadastro com maior agilidade, e cumpra as determinações da Resolução ANTT nº 5.982/2022.

    Os pedidos de alteração de dados cadastrais podem ser efetuados, gratuitamente, por meio do RNTRC Digital (https://rntrcdigital.antt.gov.br) ou pessoalmente nos Pontos de Atendimento credenciados pela ANTT (https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/cargas/rntrc-1/pontos-de-atendimento).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Transportador Autônomo de Cargas - TAC (pessoa física)

    Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas - ETC (pessoa jurídica)

    Cooperativa de Transporte Rodoviário de Cargas - CTC (pessoa jurídica)

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Alteração de dados no RNTRC Digital

      Após realizar o login no RNTRC Digital, o menu lateral fornece todas as opções disponíveis ao transportador.

      Acesse a opção do menu Transportador > Alteração de dados

      Preencha o formulário com as informações obrigatórias e siga as instruções do sistema.

      Todos os serviços prestados pelo RNTRC Digital são gratuitos.

      Nível de Risco II

      A solicitação é aprovada em tempo real após a finalização do pedido com sucesso, não havendo impedimentos apontados pelo sistema.

      Canais de prestação

        Web : 

      RNTRC Digital (https://rntrcdigital.antt.gov.br)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O registro RNTRC tem validade indeterminada, conforme Art. 9º Resolução ANTT nº. 5982, de 23 de junho de 2022)

    O transportador, ou seu procurador, poderão comparecer a um ponto de atendimento credenciado para entregar a documentação e realizar o serviço.

    De acordo com a Resolução ANTT nº 5.908, de 2020, esta atividade é classificada com Risco de Nível II; contudo, uma vez demonstrados o preenchimento dos requisitos exigidos, a aprovação é automática.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Ouvidoria

    Telefone: 166

    E-mail: ouvidoria@antt.gov.br

    Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5561996884306


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Terrestres . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    O registro RNTRC tem validade indeterminada, conforme Art. 9º Resolução ANTT nº. 5982, de 23 de junho de 2022)

    O RNTRC não terá mais validade de 5 anos e não é necessário realizar recadastramento.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    A lista de pontos de atendimento credenciados pela ANTT para realizar inscrição e manutenção do cadastro RNTRC está disponível em https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/cargas/rntrc-1/pontos-de-atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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Tags: RNTRCRNTRC Digitalatualizaçãocargas
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