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Você está aqui: Página Inicial Serviços Alterar Autorização Especial

Alterar Autorização Especial

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Fiscalização > Outras Autorizações, Certificados e Informações
Novo
Alterar Autorização Especial (AE)
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Avaliação: 4.4 (36)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    É uma solicitação para alterar a Autorização Especial (AE) da empresa junto à Anvisa. É necessária nos seguintes casos:

    • Mudança de endereço do CNPJ detentor da AE 
    • Mudança de razão social do CNPJ detentor da AE 
    • Ampliação ou redução de atividades na AE
    • Ampliação ou redução de classes na AE 
    • Mudança ou inclusão de responsável legal vinculado à AE
    • Mudança ou inclusão de responsável técnico vinculado à AE 
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas que já possuem AE ativa e desejam alterar as informações ou que possuam pedido de concessão de AE pendente de análise e desejam solicitar outra atividade não inerente ao pedido de concessão.

    Possuir CNPJ cadastrado na Anvisa e gestor de segurança associado para acessar o sistema Solicita.

    Saiba mais sobre o Cadastro na Anvisa

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Fazer a solicitação
      • Acesse o sistema Solicita com o login e senha do gestor de segurança. Selecione a opção > “Rascunho” > “Novo” > “Petição vinculada a processo já existente”.
      • Localize o processo relacionado e o assunto relacionado à alteração. Anexe os documentos e envie a petição.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Solicita

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Relatório de inspeção ou documento equivalente emitido pelo órgão de vigilância sanitária responsável que informe explicitamente que o estabelecimento cumpre os requisitos de controle especial constantes da Portaria SVS/MS nº 344/1998 e da Portaria SVS/MS nº 6/ 1999. 

      Custos

      • Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária
        variável de acordo com o porte da empresa e o tipo de solicitação

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 minuto(s)
    2. Acompanhar a solicitação

      O processo pode ser acompanhado pelo sistema Solicita. Selecione o CNPJ que realizou a solicitação, acesse a aba “Processos” e utilize o “Filtro rápido” para localizar o processo desejado. A solicitação também poderá ser consultada no Portal de Consultas, selecionando a opção “Situação de documentos>Técnico” e utilizando os filtros de preferência.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Solicita

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Login e senha no sistema Solicita

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Os prazos máximos para análise do pedido estão previstos na RDC nº 743/2022, entretanto o prazo real de análise pode variar a depender do pedido e da demanda atual.  As empresas podem acompanhar a fila de análise disponível no Portal da Anvisa.

    As alterações de responsável legal e técnico são realizadas de forma automática. 


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Contato do serviço para dúvidas: Central de Atendimento da Anvisa


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Lei nº 6360/1976

    • RDC nº 16/2014

    • RDC nº 222/2006

    • Portaria SVS/MS nº 344/1998

    • Portaria SVS/MS nº 6/ 1999

    • RDC nº 275/2019

    • RDC nº 743/2022

    • RDC nº 204/2005


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Alterar certificação de Centro de Bioequivalência
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Autorização EspecialAlteraçãoRazão socialAmpliaçãoReduçãoResponsável técnicoResponsável legal
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