Acessar Centro-Pop - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Você também pode conhecer este serviço como: Centro POP
Última Modificação: 23/12/2019
Acessar Centro-Pop - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
  • O que é?

    O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é um espaço público específico para as pessoas que usam a rua como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária (por poucos dias) ou de forma permanente.O endereço do Centro Pop pode ser usado como referência para inserção no Cadastro Único para acesso a benefícios socioassistenciais e para processos de seleção para vaga de emprego.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Todas as pessoas que usam a rua como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária (por poucos dias) ou de forma permanente. As pessoas que estão em unidades de acolhimento para pernoite ou moradia provisória também podem ser atendidas no Centro Pop.

    A falta de documentação não impede a realização do atendimento. Inclusive, uma das ações ofertadas no Centro POP é o apoio para acesso ou regularização da documentação pessoal.
    Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Obter atendimento no Centro-Pop

      Centros Pop são feitos atendimentos às pessoas que se encontram vivendo na rua como um lugar para morar e para se sustentar. Alguns exemplos de atividades que são feitas no Centro Pop são: Tirar suas dúvidas sobre seus direitos e como conseguir acessá-los; Apoio para regularizar documentos pessoais; Guarda de pertences; Espaço para higiene pessoal; Lavanderia; Acesso a alimentação; Encaminhamentos para outras políticas públicas quando for o caso; Fortalecimento da autonomia, protagonismo, etc

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • A falta de documentação não impede a realização do atendimento. Inclusive, uma das ações ofertadas no Centro POP é o apoio para acesso ou regularização da documentação pessoal.

        Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Na Unidade Centro Pop mais próxima de você.

      Tempo estimado de espera Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Em média 08 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 08 é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Fale com o Ministério da Cidadania pelo Telefone: 121 (A ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo).


    Este é um serviço do Ministério da Cidadania . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 8.742/1993: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8742.htm
      Lei nº 12.435/2011: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12435.htm


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Esta informação foi útil para você?