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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar acesso a amostras de rochas e fluidos da União

Solicitar acesso a amostras de rochas e fluidos da União

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Petróleo e derivados > Exploração e Produção
Solicitar acesso a amostras de rochas e fluidos da União (SAA) " SAA - Solicitação de acesso à amostra"
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Consistem em amostras de rocha, sedimento e fluidos obtidos em poços e levantamentos de superfície terrestre e de fundo oceânico nas bacias sedimentares brasileiras. 

    Antes da primeira Solicitação de Acesso a Amostras (SAA) o usuário deverá requerer habilitação por meio de cadastro, referido como CSOL (Cadastro de Solicitantes). Cada usuário solicitante terá direito a acessar amostras de até 20 (vinte) poços e 5 (cinco) levantamentos de superfície por ano. Solicitações de acesso excepcionais a números superiores, tecnicamente fundamentadas, sujeitam-se a avaliação da ANP.

    As instruções gerais para solicitação de amostras constam na página Amostras de Rochas e Fluidos, seção Solicitação de Acesso às Amostras:
    https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/dados-tecnicos/amostras-de-rochas-e-fluidos

    Caso a solicitação seja aprovada, e após o pagamento dos custos ter sido realizado, o usuário receberá as informações para acesso e/ou retirada das amostras solicitadas. 

    Para utilizar esse serviço você deve ter um cadastro como usuário externo do SEI-ANP. Para mais informações acesse o serviço "Solicitar cadastro como usuário externo no SEI-ANP".

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Apenas pessoas físicas residentes no Brasil e pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras, com sede, administração no País e regularmente cadastradas na ANP poderão fazer solicitações de amostras.

    NOTA: a retirada de amostras está restrita a pessoas jurídicas. As pessoas físicas podem apenas ter acesso às amostras nas dependências da fiel depositária, limitando-se a atividades tais como visualização e descrição das amostras.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar solicitante (CSOL)

      Cadastro utilizado para a completa identificação das pessoas físicas ou jurídicas que pretendem ter acesso às amostras pertencentes ao acervo da União. Realizado uma única vez. A documentação (cópias digitalizadas em formato PDF) varia conforme o solicitante: pessoa física ou pessoa jurídica. Formulário – CSOL: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/dados-tecnicos/arquivos-amostras-de-rochas-e-fluidos/csol-2021-xls.xlsx

      Canais de prestação

        Web : 

      Usuário Externo Sistema Eletrônico de Informação/SEI: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível, o usuário deve entrar em contato com Fale Conosco da ANP por meio do telefone 0800-970-0267 ou pelo endereço https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para pessoa física: Documento de identidade (pessoa física), CPF, comprovante de residência, informações para contato (e-mail e número de telefone do principal interessado e de um suplente)

      • Para pessoas jurídicas: Contrato social ou estatuto, comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ, documentos de identidades dos representantes legais constituídos e informações para contato (e-mail e número de telefone do principal interessado e de um suplente)

      Dispensa de CPF
      • O CPF é dispensável caso o documento de identidade já o contenha.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 7 e 15 dia(s) corrido(s)
    2. Solicitar acesso a amostra (SAA)
      O acesso às amostras da União é realizado por meio da Solicitação de Acesso a Amostra (SAA), conforme o tipo: amostras de poços (modelo A) ou levantamentos (modelo B).

      Canais de prestação

        Web : 

      Usuário Externo Sistema Eletrônico de Informação/SEI: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível, o usuário deve entrar em contato com Fale Conosco da ANP por meio do telefone 0800-970-0267 ou pelo endereço https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulários, instruções e custos:
        https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/dados-tecnicos/amostras-de-rochas-e-fluidos
        Ver seções:
        - Formulários de amostras de rochas e fluidos
        - Valores praticados pelas fiéis depositárias para atendimento das SAAs
      • Para pessoas jurídicas: Contrato social ou estatuto, comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ, documentos de identidades dos representantes legais constituídos e informações para contato (e-mail e número de telefone do principal interessado e de um suplente)

      Dispensa de CPF
      • O CPF é dispensável caso o documento de identidade já o contenha.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 15 e 30 dia(s) útil(eis)
    3. Efetuar pagamento
      Recebida a solicitação, a ANP realiza pesquisa de disponibilidade junto às fiéis depositárias das amostras públicas, e repassa as informações e a previsão de custos via email ao usuário, a fim de aprovar ou não o prosseguimento da solicitação.
      O acesso ao acervo da União, quando não mantido pela ANP, está sujeito à estrita recuperação de custos por parte dos depositários dessas amostras.
      Prazo de 3 dias para confirmação do pagamento pela fiel depositária

      Canais de prestação

        E-mail : 

      sdt_crf@anp.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulários, instruções e custos:
        https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/dados-tecnicos/amostras-de-rochas-e-fluidos
        Ver seções:
        - Formulários de amostras de rochas e fluidos
        - Valores praticados pelas fiéis depositárias para atendimento das SAAs

      Custos

      • Variável
        O custo varia conforme o tipo da amostra/serviço e a fiel depositária que detém a posse da amostra.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) corrido(s)
    4. Acessar amostra
      Após a confirmação do pagamento, o usuário receberá informações para acesso e/ou retirada das amostras: local, opções de agendamento, procedimentos a serem observados, contato da pessoa responsável pelo acesso.
      NOTA: a retirada de amostras está restrita a pessoas jurídicas. As pessoas físicas podem apenas ter acesso às amostras nas dependências da fiel depositária, limitando-se a atividades tais como visualização e descrição das amostras.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      sdt_crf@anp.gov.br

      Custos

      • Variável
        O custo varia conforme o tipo da amostra/serviço e a fiel depositária que detém a posse da amostra.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 7 e 15 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 30 e 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Email: sdt_crf@anp.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução ANP nº 71/2014: https://atosoficiais.com.br/anp/resolucao-n-71-2014?origin=instituicao&q=71/2014


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Nome
    • Endereço
    • E-mail
    • Telefone
    • CPF

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço não coleta dados pessoais sensíveis nos termos do Art. 5º, II da Lei nº 13.709/2018.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Indeterminado

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

    Finalidade do tratamento

    Acesso a amostras de rochas e fluidos obtidas em poços e levantamentos de superfície terrestre e de fundo oceânico nas bacias sedimentares brasileiras.

    Previsão legal do tratamento

    Lei nº 9.478/1997

    Resolução ANP nº 71/2014

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado compartilhamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis com outras instituições públicas ou privadas.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/anp/pt-br/acesso-a-informacao/termo-uso-politica-privacidade-lgpd.pdf/view

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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Amostras de rochasFluidosExploração e Produção de Petróleo e Gás
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