Notícias

Direitos Humanos

Ministério disponibiliza adesivos para divulgar Disque 100 e ligue 180

Canais do Governo Federal recebem denúncias contra violência doméstica e violações dos direitos humanos
Publicado em 18/05/2020 17h23
Ministério disponibiliza adesivos para divulgar Disque 100 e ligue 180

O isolamento por conta da pandemia faz com que aa vítimas passem a conviver mais tempo com seu abusadores. - Foto: Marcos Santos/USP

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) está disponibilizando adesivos para veículos e motociclistas, para divulgar os canais Disque 100 e Ligue 180. O anúncio foi feito na última sexta-feira (15) pela ministra Damares Alves, durante o lançamento de campanha de combate à violência doméstica.

“Muita gente quer colocar sobre pedofilia, abuso sexual. Motoqueiros também estão pedindo arte para capacete", destacou a Ministra.

Durante a apresentação, a Damares alertou que o distanciamento social provocado pela pandemia obrigou as vítimas a conviverem mais tempo com seu abusadores. Para dar conta das denúncias, o Ministério promoveu o aperfeiçoamento dos canais de denúncia administrados pelo MMFDH.

Denuncie

Por meio do Disque 100, do Ligue 180, do site e do app Direitos Humanos Brasil, a Ouvidoria recebe, examina e encaminha denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, recebendo mais de 11 mil ligações diárias. Dessas, aproximadamente mil são denúncias de violações de direitos humanos.

Os canais funcionam como "pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atendem também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

 

Com informações do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos