Notícias
Transição Energética na Amazônia é tema do 4º Diálogo COP 30 com Ciência
Agência Museu Goeldi - Na próxima segunda-feira, 14, o tema Transição Energética é a tônica do Ciclo de Diálogos COP 30 com Ciência - iniciativa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e parceiros para promover reflexões sobre os principais temas que serão debatidos durante a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em novembro.
No quarto Diálogo, que o Museu Goeldi realiza em parceria com a FAPESPA e Cifor/ICRAF, o tema a ser abordado pelos pesquisadores, representantes do setor empresarial de energia, da sociedade civil e jornalismo é “O contexto amazônico na transição energética e enfrentamento da crise climática”. A proposta é discutir tópicos relacionados ao planejamento estratégico governamental para a região e como isso afeta a vida das comunidades indígenas e tradicionais. O evento é aberto ao público, com início às 14h, no auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, localizado na Av. Perimetral, 1901.
O pesquisador do Museu Goeldi Alberto Akama destaca a necessidade de debate sobre o tema e a importância de trazer diferentes olhares. “Precisamos compreender como o governo entende o planejamento estratégico nesse cenário, como o setor privado reage, como a academia olha isso tudo e como as comunidades são afetadas por projetos. Cada olhar traz um ponto de vista diferente”.
Nessa perspectiva, a mesa redonda vai contar com a participação do presidente do IBAMA, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça; Patricia Nunes, representante da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE); Ivan Aragão, representante da Equatorial Energia; Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia; Ronaldo Mecenas, representante da Associação das Comunidades Ribeirinhas Extrativistas da VilaTauiry e a moderação do jornalista Fábio Bispo, do InfoAmazônia.
A transição energética está entre os principais tópicos de discussão quando o assunto é COP 30 e mudanças climáticas - transição energética significa a mudança de uma fonte de energia para outra de forma mais sustentável, que reduza as emissões de gases do efeito estufa. Ou seja, trata-se de um processo de mudança estrutural e de longo prazo na forma como a energia é produzida, distribuída e consumida.
No Brasil e no mundo, a predominância de um modelo energético baseado em combustíveis fósseis está diretamente ligado à aceleração da crise climática, com a emissão de gases do efeito estufa e aumento das temperaturas no planeta. Com uma transição energética justa, é possível buscar alternativas e modelos focados em fontes de energia renováveis e limpas. Além disso, essa transição tem sido apontada como um dos grandes pilares para o crescimento econômico e social dos países, de forma justa e inclusiva.
Já no contexto amazônico, a transição energética reflete diversas questões ainda abertas para a Amazônia, como a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, a instalação de Usinas Hidrelétricas e a instalação de grandes obras de infraestrutura. A discussão do tema ressalta a importância de investir em soluções descentralizadas e renováveis complementares ao sistema hidrológico da Amazônia.
Quem não pode estar presencialmente no evento, pode acompanhar os Diálogos no canal do Museu Goeldi no Youtube, clique em https://youtube.com/@museugoeldi?si=ULFuvVJ-tYKEb173
Texto: Denise Salomão
Edição: Joice Santos
SERVIÇO
4º Ciclo de Diálogos COP 30 com Ciência - “O contexto Amazônico na transição Energética e enfrentamento da crise climática”
14:00 Mesa redonda
Debatedores: Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça - Presidente do Ibama
Thiago Prado Presidente da EPE - Empresa de Pesquisas Energéticas
Philip Fearnside, Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia
Ronaldo Mecenas, representante da ACREVITA - Associação das comunidades ribeirinhas extrativistas da Vila Tauiry
Moderador: Fábio Bispo (InfoAmazonia)
Relator : ICRAF
Financiamento: FAPESPA