Notícias
Museu Goeldi abre inscrições para o Clube de Pesquisadores Mirins
Turma do Clube de Pesquisadores Mirins em 2023, durante apresentação de trabalhos no Parque Zoobotânico. (Janine Valente/MPEG)
Agência Museu Goeldi - O Clube de Pesquisadores Mirins do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) está de volta. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e devem ser realizadas até o próximo dia 27, exclusivamente pelo site da instituição, com o preenchimento do formulário disponível AQUI. Desde 1997, a iniciativa estimula o interesse de crianças e de adolescentes pela ciência, com aulas semanais ao longo do ano, que aproximam os estudantes dos cientistas e das pesquisas realizadas no Museu Goeldi. Mais de 4.500 jovens pesquisadores já foram contemplados em quase três décadas de atividades desenvolvidas no Parque Zoobotânico.
“É com grande satisfação que o Museu Goeldi anuncia a retomada do Clube de Pesquisadores Mirins, depois de um período de suspensão para reorganização institucional diante dos compromissos e dos desafios impostos pela COP30. Retornamos com um projeto-piloto, renovado, mais atual e ainda mais conectado com a nossa missão”, explicou o diretor do MPEG, Nilson Gabas Júnior, ao falar sobre as novidades desta edição, baseadas numa revisão teórica e metodológica do programa. “Passamos a adotar de maneira mais estruturada o ensino por investigação e a perspectiva de educação emancipatória, inspirada em Paulo Freire, estimulando a curiosidade, a autonomia intelectual e a capacidade crítica dos participantes”, acrescentou.
Neste ano, serão ofertadas 50 vagas para estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio, matriculados em escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belém. Com o objetivo de promover a inclusão social, as inscrições são gratuitas e metade das vagas estão reservadas para os alunos da rede pública de ensino. Além disso, das 50 vagas do Clube de Pesquisadores Mirins, 40 serão destinadas a novos participantes e as outras 10, a veteranos, integrantes de edições anteriores, que, se aprovados, poderão permanecer no grupo pelos próximos dois anos.
Inclusão social e democratização de oportunidades
Nilson Gabas considera que a inclusão social é um dos marcos da nova versão do Clube de Pesquisadores Mirins. “Avançamos no compromisso com a inclusão e com a democratização de oportunidades, com metade das vagas reservadas para estudantes de escolas públicas. Esperamos que a nova geração de pesquisadores mirins encontre no Museu Goeldi as portas abertas, perguntas instigantes e a oportunidade de descobrir que a ciência também pode ser um caminho de vida e um investimento para o futuro da Amazônia”. Conforme o diretor, outra inovação é a criação da rede de padrinhos e madrinhas da ciência, envolvendo alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais de comunicação do Museu. “A ideia é fortalecer o vínculo entre quem produz conhecimento e quem está começando a descobri-lo, tornando o aprendizado mais vivo, mais inspirador e mais conectado com os desafios reais da Amazônia”, disse ele.
A chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi, Mayara Larrys, explicou que esta edição foi pensada para proporcionar maior diálogo entre as pesquisas da instituição e a iniciação científica das crianças e dos adolescentes. Segundo ela, aprender sobre ciência capacita os sujeitos coletivos a se posicionarem de forma crítica e democrática nas questões e nas tomadas de decisões que emergem da vida em sociedade. “Experimentar ciências em um importante laboratório vivo da Amazônia, como o Museu Goeldi, é se instrumentalizar de conhecimentos e de saberes científicos. Além disso, é aprender a ocupar e a defender espaços estratégicos para preservação da memória e do patrimônio cultural, material e imaterial. Ciência e democracia do pensamento andam lado a lado”, enfatizou.
Como será o processo seletivo
No ato da inscrição, os candidatos devem informar a turma que querem participar. Serão formadas duas turmas, cada um com 25 integrantes. O primeiro, Planeta Animal – da Lupa ao Binóculo (com alunos do 5° ao 9º ano), irá estudar a relação dos animais entre si, com a população e com o meio ambiente. Já a turma Jardins da Ciência (com estudantes do 8° ao 1° ano), irá desvendar a ciência presente no dia a dia das pessoas e da sociedade. O processo seletivo irá ocorrer entre os dias 3 e 5 de março, sempre às 14h, no Parque Zoobotânico. No dia 3, será a avaliação dos veteranos; no dia 4, dos inscritos para a turma Planeta Animal; e, no dia 5, será a vez dos candidatos da turma Jardins da Ciência.
Para os veteranos, serão aplicadas uma prova escrita, baseada no assunto da turma escolhida pelo candidato, e uma autoavaliação. Já para quem participará pela primeira vez, haverá uma entrevista oral e dinâmicas em grupo. As atividades tratarão sobre assuntos como a ciência na Amazônia, a história do Museu Goeldi e do Clube de Pesquisadores Mirins, além dos temas que dão nome às duas turmas. Curiosidade, colaboração e responsabilidade são alguns atributos que também serão observados durante a seleção.
Os resultados do processo seletivo serão divulgados no dia 16 de março, no site e no Instagram do Museu Goeldi. As atividades do Clube dos Pesquisadores Mirins começarão nos dias 24 (turma Jardins da Ciência) e 25 de março (turma Planeta Animal). Dúvidas poderão ser esclarecidas de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, no prédio do Serviço de Educação, localizado no Parque Zoobotânico, ou encaminhadas ao e-mail cpm@museu-goeldi.br. Para ler o edital completo, clique neste LINK.
Texto: Carla Serqueira
Revisão e edição: Andréa Batista
SERVIÇO:
Inscrições: de 11 a 27 de fevereiro, apenas pelo formulário AQUI.
Processo seletivo: de 3 a 4 de março
Local da seleção: Parque Zoobotânico (entrada pela Travessa Nove de Janeiro)
Resultado da seleção: 16 de março, pelo site e pelo Instagram do Museu Goeldi
Início das atividades: 24 e 25 de março, no Parque Zoobotânico
Para tirar dúvidas: presencialmente, de segunda a sexta, das 9h às 14h, no prédio do Serviço de Educação, no Parque Zoobotânico. Ou pelo e-mail: cpm@museu-goeldi.br
Edital completo: clique AQUI