Notícias
FECHAMENTO PREVENTIVO DO PZB
Na tarde desta última terça-feira, 10 de junho, a equipe de Veterinária do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi encontrou um exemplar, adulto, da ave mutum-cavalo (Pauxi tuberosa), morador antigo do Parque, com comprometimento respiratório, e durante o exame clínico, a ave veio a óbito. Após as providências sanitárias imediatas, o Museu Goeldi notificou o ocorrido à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), e na manhã desta quarta-feira, 11, a Agência realizou coletas de material biológico, para análise. Os técnicos consideram a possibilidade de infecção por Gripe Aviária.
Dessa forma, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por prevenção, a visitação do Parque Zoobotânico será suspensa temporariamente até que se tenha os resultados dos exames laboratoriais solicitados, o que acontecerá possivelmente dentro de 72 h.
A reabertura do Parque Zoobotânico ou a indicação de novas medidas sanitárias dependerá da avaliação, a partir do resultado destes exames.
Atenciosamente,
Museu Paraense Emílio Goeldi