GEMINI 2026A - Chamada para envio de propostas
Chamada para propostas Observatório Gemini – Semestre 2026A
Data limite para submissão de propostas para GEMINI: 06 de Outubro de 2025, às 23h59min (horário de Brasília)
Tempo disponível para a comunidade brasileira:
74 horas no Gemini Norte*
78 horas no Gemini Sul*
* Das quais, após a aplicação de uma correção de 20% por fatores climáticos, 59.2 horas no Gemini Norte e 62.4 horas no Gemini Sul estarão disponíveis para alocação de projetos pela NTAC.
A Comissão de Alocação de Tempo alerta:
- Propostas que não respeitarem o número limite de páginas ou que não respeitarem as Regras para Propostas da NTAC poderão ser desconsideradas;
- Não será permitido qualquer alteração na proposta depois da data limite para submissão;
- As propostas devem ser redigidas de acordo com as regras de duplo anonimato para garantir que os revisores não possam identificar os autores das mesmas. Maiores informações podem ser obtidas na página: https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/lna/composicao/coast/obs/gemini/informacoes/DARP.
- Dois anexos deverão ser carregados ao PIT. Um contendo a justificativa científica, desenho experimental e justificativa técnica. Outro, com a informação da equipe, tempo solicitado anteriormente e publicações prévias com dados do Gemini.
- Todas as propostas submetidas para 2026A devem utilizar o template de Fase I do semestre 2026A.
Destaques:
-
Não espera-se que o Gemini Norte esteja fechado durante o semestre 2026A. No entanto, a instalação do equipamento de ‘Laser Guide Star’, para o futuro GNAO-LGSF, necessitarão duas semanas extras em datas ainda a serem determinadas.
-
A partir do semestre 2026A, ambos instrumentos IGRINS-2 e MAROON-X irão ocupar a mesma porta instrumental no telescópio. Dependendo da demanda e número de programas aprovados para estes instrumentos, a quantidade de tempo que cada instrumento estará disponível será igualmente dividido. Isto pode afetar programas que necessitam de observações com janelas de tempo, e também projetos com observações de monitoramento e/ou RV.
-
É esperado que o Gemini Sul esteja fechado por 12 noites no semestre, entre os dias 15 e 31 de Julho de 2026.
-
Os instrumentos GeMS e GSAOI estão sendo descomissionados e não serão mais oferecidos nos semestres futuros.
- Programas que usem o GHOST receberão dados reduzidos juntos com as observações. O Escritório Nacional do Gemini dos USA fará a tarefa de redução dos dados de todos os demais parceiros.
Gemini Norte:
Os alvos devem estar limitados às coordenadas 04 h < AR < 01 h e -37° < dec < +90°. Restrições adicionais podem ser aplicadas a instrumentos específicos. Favor conferir caso a caso na página do Gemini em
GMOS-N (0.36-1.03 micrômetros – imageador e espectrógrafo óptico): disponível para uso durante todo o semestre. A rede B600 não será mais oferecida A rede R600 é oferecida somente para programas no modo clássico.
GNIRS (Espectrôgrafo infravermelho, 1 - 5 micrometros): Disponível para imageamento e espectroscopia de fenda longa e de dispersão cruzada. Além disso, os modos de espectroscopia IFU de baixa e alta resolução (LR-IFU e HR-IFU, respectivamente) estão disponíveis em 26A. A câmera ‘ShortRed’ estará disponível no modo risco compartilhado.
Altair (Óptica adaptativa, AO): Está disponível para observações com GNIRS no semestre 2026A no modo NGS (Natural Guide Star). O modo de LGS+P1 (Laser Guide Star) estará também disponível no semestre 2026A, no entanto, PIs requisitando este modo devem fornecer observações de backup a serem realizadas no modo NGS ou IQ20. Usuários interessados em observações envolvendo o sistema Altair AO devem verificar a página de notícias do Altair para atualizações sobre sua disponibilidade.
IGRINS-2: Novo espectrógrafo de alta resolução (R ~45000) no infravermelho próximo. IGRINS-2 permite observar nas janelas 1.49-1.80μm (banda-H) e 1.96-2.46μm (banda-K) em uma única exposição. Está sendo oferecido em 26A em blocos específicos, sujeito à demanda. Note a observação acima em ‘Destaques Gerais’ sobre o IGRINS-2 e MAROON-X
Instrumentos Visitantes no GN: oferecidos em 2026A:
ALOPEKE: câmera ultra rápida que fornece imagens no limite de difração, nova geração da camera DSSI.
MAROON-X: (espectógrafo óptico de alta resolução, R~80.000) estará disponível para ciência (sujeito a demanda) no Gemini Norte em 2026A. Note a observação acima em ‘Destaques Gerais’ sobre o IGRINS-2 e MAROON-X
Gemini Sul:
Os alvos devem estar limitados às coordenadas 05 h < AR < 01 h e -90 < DEC < +28°. Restrições adicionais podem ser aplicadas a instrumentos específicos. Favor conferir caso a caso.
GHOST: Espectrógrafo óptico (383–1,000 nm) de alta resolução (R~56,000 no modo de resolução padrão e R~76,000 no modo de alta resolução. Disponível ao longo do semestre em blocos programados. Interessados devem consultar as páginas web do instrumento para atualizações e detalhes adicionais. No semestre 2026A, GHOST será oferecido em ambos os modos, bem como para alvos não-siderais e alvos que fracos que precisam de blind offset. O modo para velocidade radial de precisão não será oferecido.
GMOS-S (0.36-1.03 micrômetros – imageador e espectrômetro): disponível todo o semestre. A rede R600 não estará disponível em 2026A para observações no modo fila. A Rede B600 não é mais oferecida, em nenhum modo. Usuários da rede B600 devem usar a rede B480, que possui uma melhor performance.
FLAMINGOS-2 (0.9-2.4 micrômetros – Imageador e espectrógrafo no infravermelho próximo). É oferecido como instrumento regular nos modos de imagem, fenda longa e MOS. Esse último modo permite a observação simultânea de até 150 objetos por máscara em um campo de 6’ x 2’. Programas que solicitem F2 no modo MOS devem solicitar tempo adicional para as pré-imagens.
Instrumentos Visitantes no GS: oferecidos em 2026A (sujeito à demanda), somente em modo fila:
Zorro imageador óptico de dois canais que fornece imagens simultâneas em dois filtros no limite de difração, com um campo de 2,8 segundos de arco;
Instruções de envio da Fase I para 2026A
Os pedidos de observação para o Gemini e para o Subaru por meio do programa de troca de tempo Gemini-Subaru devem usar a ferramenta Gemini de Fase I (PIT) (https://www.gemini.edu/observing/phase-i/pit). Modelos em látex e Word estão disponíveis (https://www.gemini.edu/observing/phase-i/pit/pit-description#PDF) para criar os dois anexos em PDF que inclui os casos científicos e técnicos (anexo 1) e a informação da equipe proponente, uso prévio do Gemini e publicações do PI relacionadas com a proposta (anexo 2). Todas as propostas submetidas ao Gemini, semestre 2026A, devem usar o novo template 26A de Fase I. O template foi atualizado para permitir o processo de revisão anônima e para uniformizar os requisitos das propostas de todos os parceiros.
Consulte a página do PIT (/observing/phase-i/pit) para informações de instalação e cálculo do tempo de integração através das ferramentas disponíveis em todas as páginas dos instrumentos (https://www.gemini.edu/instrumentation/current-instruments), com exceção de alguns instrumentos visitantes. PIs com alvos que podem ser observados com o Gemini Norte ou Sul (por exemplo, alvos equatoriais podem ser observados com um dos instrumentos GMOS) devem especificar apenas o lugar de preferência, deixando claro na justificativa técnica que observações de ambos os telescópios são aceitas.
Troca de tempo com o Telescópio Subaru
A troca de tempo entre Gemini e Subaru continuará em 2026A. A expectativa é de disponibilizar aos usuários do Gemini até 5 noites no Subaru. As propostas dentro do esquema de troca de tempo devem ser submetidas através do PIT 2026A do Gemini durante a chamada regular. Um resumo da instrumentação disponível é detalhado a continuação. Aconselhamos aos PIs consultar também a chamada de propostas específica desse telescópio e a página do Subaru em https://subarutelescope.org/en/
Além disso, a comunidade Gemini pode propor programas mais curtos para no modo serviço do Subaru. Os PIs devem indicar na proposta se é solicitado tempo regular ou de serviço. Os programas de serviço devem ser programas curtos com menos de 4 horas de duração, incluindo calibração e overheads, usando IRCS, HDS, FOCAS ou MOIRCS. Espera-se que cerca de 5 noites estejam disponíveis nesta modalidade para a comunidade Gemini. Os possíveis investigadores devem analisar cuidadosamente a página do modo serviço. Em particular, algumas informações técnicas adicionais e detalhadas devem ser fornecidas no momento da apresentação da Fase 1. As propostas no modo serviço são analisadas pelos TAC Nacionais juntamente com as propostas regulares.
Instrumentos oferecidos no Subaru em 2026A:
- AO188 (Sistema de óptica adaptativa de 188 elementos do Subaru). Disponível ao longo do semestre.
- FOCAS (optical camera and spectrograph). Disponível ao longo do semestre.
- HDS (optical high dispersion spectrometer). Disponível ao longo do semestre.
- Hyper Suprime-Cam (HSC - very wide field optical to far-red imager). Disponível durante dois ou três blocos de observação durante 2026A, dependendo do número de noites alocadas para o comissionamento do PFS. Alguns filtros requerem da permissão do PI dos filtros para seu uso. Consultar a página web do instrumento para maiores detalhes.
- IRCS (infrared camera and spectrometer, with Adaptive Optics capability). O modo polarimétrico está sendo oferecido em risco-compartilhado. PIs devem confirmar antes de submeter a proposta se os filtros que pretendem utilizar estarão disponíveis no telescópio.
- MOIRCS (near-infrared imager and multi-object spectrometer) está disponível. Um novo grism de média resolução de banda K estará disponível. O modo MOS estará disponível condicionalmente para o modo de serviço. Sob condições específicas, três novos filtros médios (J2, H2 e K2) e filtros estreitos (BrG_ON e BrG_Off) estarão disponíveis para uso.
-
PFS (Prime Focus Spectrograph): Espectrógrafo de 2400 fibras que cobre o intervalo espectral 0.38μm - 1.26μm com um FoV de 1.25 deg^2. Haverá no máximo três ou quatros blocos de observação durante 2026A. Para informações mais recentes e procedimentos para pedido de tempo consulte a página web do PSF no Telescópio Subaru. Todas as observações que solicitem o PFS (incluindo programas de intercâmbio de tempo) devem fornecer um "target upload ID" na proposta. Ainda, os alvos aprovados no pedido de tempo não podem ser trocados posteriormente. O modo de observação padrão do PFS é o modo fila. As fibras podem ser compartilhadas entre diferentes propostas.
.