Seções
A Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional aceita contribuições, submetidas pela plataforma Open Journal Systems (OJS), nas seguintes modalidades:
Ensaio original
Seção que se destina a receber colaborações inéditas dos detentores de patrimônio cultural e mestres (as), grupos e coletivos que atuam no campo da cultura e do patrimônio. Os textos devem ter, no mínimo, 7.000 e, no máximo, 10.000 palavras.
As imagens e/ou tabelas devem vir em arquivo separado, numeradas e com legendas. O local de cada imagem e/ou tabela deve ser indicado em cor vermelha no texto, com sua numeração.
O ensaio deve vir acompanhado de um resumo escrito em espaço simples contendo, no máximo, 150 palavras e quatro palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, e por uma versão em inglês do resumo (Abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (Keywords) e a versão em inglês do título do artigo. Se houver dificuldade com o cumprimento desse item, é possível pedir auxílio ao Comitê Editorial da Revista.
Artigo original
Seção que se destina a publicar artigos inéditos. Os textos devem ter, no mínimo, 7.000 e, no máximo, 15.000 palavras, incluindo referências e notas; além de contar com metodologia, revisão bibliográfica, resultados e discussão analítica.
As imagens e/ou tabelas devem vir em arquivo separado, numeradas e com legendas. O local de cada imagem ou tabela deve ser indicado em cor vermelha no texto, com sua numeração.
Se o trabalho submetido já tiver sido apresentado em eventos acadêmicos ou for uma adaptação de trecho de tese ou dissertação não publicada, deve-se avisar os editores no momento de submissão.
O artigo deve vir acompanhado de um resumo escrito em espaço simples contendo, no máximo, 150 palavras e quatro palavras-chave, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (Keywords) e a versão em inglês do título do artigo.
Entrevista
Seção que se destina à publicação de entrevistas inéditas que contenham, no mínimo, 7.000 e, no máximo, 10.000 palavras, incluindo referências e notas. O (a/s) entrevistado (a/os) devem ter seus nomes listados como coautores das entrevistas.
As imagens e/ou tabelas devem vir em arquivo separado, numeradas e com legendas. O local de cada imagem ou tabela deve ser indicado em cor vermelha no texto, com sua numeração.
A entrevista deve vir acompanhada de uma apresentação contendo, no máximo, 800 palavras, contextualizando o (a) entrevistado (a) e mostrando a relevância de sua escolha e dos temas abordados, evidenciando o fio condutor da proposta.
Memória
Seção destinada à publicação de documentos e arquivos de valor histórico, memoriais, republicação de textos clássicos, conferências ou homenagens. As homenagens devem basear suas escolhas em pessoas ou coletivos que tenham uma trajetória importante no campo do patrimônio e, em caso de número com proposta de dossiê, com o tema do mesmo.
Os textos não devem ultrapassar 8.000 palavras. Homenagens, arquivos de valor histórico e conferências devem vir acompanhados de uma apresentação com até 800 palavras, destacando sua relevância e os motivos da escolha da publicação.
Para publicar um documento ou arquivo de valor histórico, assim como a republicação de texto clássico, é preciso apresentar licença para reprodução do mesmo. O modelo da licença pode ser acessado aqui.
Resenha
Seção que se destina à publicação de resenhas inéditas de livros, filmes ou produtos fonográficos contendo, no máximo, 1.700 palavras. As obras escolhidas para as resenhas devem ter sido publicadas ou divulgadas nos últimos três anos anteriores à submissão. As resenhas não devem conter notas. O título deve ser a referência completa da obra.
Ensaio visual
Seção que se destina à publicação de ensaios visuais inéditos, que envolvam fotografias, colagens ou desenhos. Devem ser compostos por, no mínimo, 5 e, no máximo, 12 imagens, acompanhadas de uma apresentação contendo, no máximo, 3.000 caracteres. As imagens devem conter legendas. O envio está condicionado à autorização e cessão de direitos de uso para a primeira publicação. A declaração, para o caso de imagens fotográficas, pode ser encontrada aqui.
Depois da aprovação do ensaio, as imagens deverão ser enviadas separadamente e numeradas sequencialmente, de acordo com o texto. Para os ensaios fotográficos, as imagens devem ter (no mínimo) os critérios de 3600x2400 pixels/ tamanho de 20,32x30,48 cm.
Tradução
Seção destinada à tradução inédita ao português de textos relacionados às linhas editoriais da Revista que tenham sido originalmente publicados em outros idiomas. As traduções devem ser acompanhadas de uma apresentação do tradutor(a/es), com, no máximo, 500 palavras, e terem sido revisadas por um tradutor(a) profissional ou especialista no tema antes do envio.
Os manuscritos enviados à seção Tradução não devem ultrapassar 10.000 palavras.
Para publicar uma tradução é preciso apresentar a autorização do(a/es) autor (a/es) e, se for o caso, do periódico ou editora que publicou o manuscrito originalmente. Veja um modelo da declaração aqui.
Relato de experiência
Seção destinada ao registro de experiências inéditas em torno de práticas de pesquisa, processos de registro, ações de salvaguarda, educação patrimonial e preservação do patrimônio que dialoguem com as linhas editoriais da revista.
Os textos devem conter, no máximo, 5.000 palavras, incluindo referências e notas.
Revisão bibliográfica
Seção dedicada a ensaios bibliográficos críticos ou revisões bibliográficas inéditas em torno de um tema relacionado às linhas editoriais da revista ou ao dossiê escolhido. Os manuscritos devem dialogar com diferentes autores (as) sobre um ou vários livros de assuntos correlatos e conter, no máximo, 7.000 palavras, incluindo referências e notas.
Os manuscritos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples com, no máximo, 150 palavras e quatro palavras-chave, além de uma versão em inglês do título, do resumo (Abstract) e das quatro palavras-chave (Keywords).
Observação: as imagens dos manuscritos, com exceção dos ensaios fotográficos, devem prezar pelos critérios aproximados de 1800x1200 pixels/ com tamanho de 10,16 x 15,24; ou 2500x1800 pixels/ com tamanho de 15,24x21,17cm. Todas as imagens devem cumprir com os requisitos éticos listados na Política Editorial e serem acompanhados da declaração de direitos de uso de imagens que pode ser acessada aqui.
Chamadas para dossiês
Para enviar uma proposta, os organizadores precisam encaminhar um título e um resumo de até 1000 palavras, relacionados às linhas editoriais da Revista do Patrimônio.
Cada dossiê deve ter, no mínimo, 2 e, no máximo 3, organizadores (as), sendo dois deles(as) com a titulação mínima de doutorado. O Comitê Editorial incentiva a presença de detentores(as) do patrimônio cultural entre os organizadores(as) e a diversidade regional em sua composição.
Os(as) organizadores(as) de um Dossiê se comprometem com todas as etapas de constituição do número da Revista, acompanhados pelo Comitê Editorial. Os dossiês são constituídos por chamada aberta e todas as publicações contam com a revisão por pares.
Os dossiês podem ser formados por até 15 manuscritos, com no mínimo 05 artigos originais. Os dossiês contam ainda com um texto de apresentação, escrito pelos(as) organizadores(as), de até 7.000 palavras.
Os manuscritos devem seguir a Política Editorial e as Diretrizes para autores disponíveis no site da Revista do Patrimônio.