Programa de Pós-Graduação em Botânica
O que é o Programa de Pós-graduação em Botânica do INPA - PPGBOT
Bem-vindo ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do INPA. Se você tem interesse em plantas, fungos e em sua diversidade, evolução, ecologia, bioquímica, fisiologia ou etnobotânica, venha estudar em nosso programa de botânica tropical, localizado no coração da Amazônia. O PPG-BOT é um dos nove programas de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), cuja sede principal está em Manaus.
O programa dispõe de infraestrutura adequada para apoiar o desenvolvimento de pesquisas em botânica tropical. Seu corpo docente é formado por pesquisadores do INPA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), da Embrapa, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e de outras instituições nacionais e internacionais. Os pesquisadores credenciados atuam em quatro grandes áreas de pesquisa e participam de diversos projetos, incluindo iniciativas multi-institucionais de relevância nacional e internacional, como o Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio), o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), além da cooperação Brasil–Alemanha no âmbito do INPA-MAUA/Max-Planck, entre outros.
Os alunos têm a oportunidade de desenvolver estudos em estações científicas e sítios experimentais distribuídos por diferentes regiões e ecossistemas amazônicos. Ao ingressar no PPG-BOT, o discente conta com grande flexibilidade para cursar disciplinas em outros programas de pós-graduação oferecidos pelo INPA, bem como com inúmeras possibilidades de interação e cooperação com pesquisadores e professores de diversas instituições brasileiras e internacionais.
A bacia amazônica abriga a floresta tropical mais bem conservada do planeta, mas ainda pouco conhecida. Sabemos relativamente pouco sobre as espécies de plantas e fungos que ocorrem aqui, e nossos docentes e alunos frequentemente descrevem espécies ainda não registradas pela ciência. Temos informações limitadas sobre a identidade dessas espécies e conhecemos muito menos a respeito de sua ecologia, história evolutiva, diversidade biogeográfica, relações ecológicas, traços funcionais, respostas às mudanças climáticas, usos e formas de manejo. Precisamos de mais botânicos na Amazônia. Venha estudar conosco e crescer junto com a gente!