Notícias
INPA apresenta ações de promoção da inovação para a sociobioeconomia regional durante o nexBio Amazônia
Foto: Raimar Gonçalves
No dia 29 de julho, a Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (COGIE), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), participou da segunda edição do programa nexBio Amazônia, evento voltado à promoção da inovação sustentável e da bioeconomia.
Organizado pela Universidade Nilton Lins, em parceria com a Swissnex, o nexBio Amazônia é um programa suíço-brasileiro de inovação sustentável voltado à bioeconomia, que tem como objetivo fomentar o intercâmbio científico-tecnológico entre Brasil e Suíça, promovendo conexões estratégicas entre pesquisadores, empreendedores, representantes do setor público e privado, além de instituições acadêmicas dos dois países.
Representado pela coordenadora da COGIE, Deuza Santos, o INPA foi convidado a apresentar as ações desenvolvidas no campo da inovação, com foco em soluções sustentáveis para a região amazônica.
Durante sua apresentação, Deuza Santos destacou o papel estratégico de atuação da COGIE no ecossistema de inovação regional por meio de duas frentes: o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Incubadora de Empresas.
No âmbito do NIT, foram apresentados os avanços do INPA na gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia, capacitação técnica e prestação de serviços especializados. Atualmente, a instituição conta com 37 patentes concedidas, 5 pedidos de patente, 5 registros de software e 8 tecnologias licenciadas, abrangendo diferentes áreas, como agroindústria, alimentos e bebidas, cosméticos, farmacêutica, perfumaria, produtos sustentáveis e soluções em software.
Entre os destaques, foram citadas inovações como o snack funcional à base de farinha de açaí e a biopeça cônica biodegradável para enraizamento de plantas, ambas em processo de licenciamento para empresas.
Na área de empreendedorismo inovador, a Incubadora do INPA apresentou os negócios das startups e spin-offs de base científico-tecnológica e impacto social apoiadas. Atualmente, cinco empresas participam do programa de incubação: AquaViridi (ração à base de alga), BioPlazon (copo plástico 100% biodegradável), M\&G Ambiental (gestão de resíduos sólidos), Phyto Ecofriendly (reflorestamento e crédito de carbono) e Wuna (brindes de resíduo florestal certificado)
Outro ponto abordado foi o Consórcio de Incubadoras de Empresas do Solimões, uma parceria entre a Incubadora de Empresas do INPA, a Incubadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e a Incubadora InPactas (UFAM). A COGIE já realizou visitas técnicas, cursos e parcerias com empresas e comunidades nos municípios de Tefé e Benjamin Constant, fortalecendo o ecossistema de inovação nos territórios do interior do Amazonas.
A presença da COGIE no evento reforçou o compromisso do INPA com o avanço da bioeconomia e com a criação de soluções inovadoras que respeitem e valorizem a natureza, os saberes dos povos locais e os potenciais da Amazônia.