Notícias
Ministro Marcos Pontes entrega em Manaus duas unidades do Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites
Para o Inpa estão previstos 20 laboratórios satélites, que serão construídos em áreas da Amazônia de grande interesse científico. Foto Cimone Barros - Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participou da cerimônia de 1000 dias do Governo Federal, em Manaus, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), na última quarta-feira (29), na Suframa. O Ministro Marcos Pontes fez a entrega das primeiras unidades do Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (Salas), projeto que vai instalar infraestrutura de apoio à pesquisa científica na Amazônia.
De acordo com o ministro, serão implantados 50 laboratórios remotos do Salas, que seguem a ideia das estações espaciais. Nos laboratórios, cientistas nacionais e internacionais irão atuar em grupos de quatro a seis cientistas por vez, nos laboratórios flutuantes e de selva (terra firme) espalhados pela Amazônia, para conhecer a biodiversidade, a fim de desenvolver biotecnologia e novos medicamentos.
O projeto foi criado para ampliar as oportunidades para a pesquisa científica e a formação de recursos humanos na Amazônia Legal, além de mobilizar as unidades de pesquisa do MCTI na região, que são o Inpa, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e o Museu Paraense Emílio Goeldi.
No evento presencial em Manaus, com transmissão virtual , foram entregues os laboratórios flutuante Vitória Régia e de selva Peixe-boi, sob gestão do Instituto Mamirauá. O Salas é coordenado pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF/MCTI) que adotará, em articulação com as unidades do MCTI na Amazônia, as medidas e ações necessárias para gestão, implementação e monitoramento do projeto.

- Prêmio Mulheres Inovadoras 2021 (Finep/MCTI) para as empreendedoras Paula Taquita Serra (EZScience) e Marcela Monteiro Martins (Konioca).
“A proteção da Amazônia vai ganhar muito com a presença dos cientistas nesses laboratórios e o contato direto com as comunidades, trazendo desenvolvimento sustentável e maneiras de as comunidades ganharem dinheiro de uma forma sustentável utilizando os recursos; é um ganha-ganha da forma mais inteligente que se possa ter”, disse o ministro, destacando que “o Inpa faz um trabalho magnífico de conhecimento da biodiversidade, que agora será ampliado com o Salas”.
O Inpa será contemplado com a implantação de 20 laboratórios, a maioria em áreas onde o Instituto já atua, como a Torre Atto na RDS Uatumã, Base Alto Cuieiras, Estação de Silvicultura, ZF-3/Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), Base flutuante do Catalão, Presidente Figueiredo-AM, Roraima e Rio Abacaxi (margem direita do rio Amazonas). “Com base em conversas com pesquisadores, selecionamos locais importantes para pesquisa, onde precisamos aumentar nossas bases de informações, mas que não possuem estrutura laboratorial”, contou a coordenadora de Extensão Rita Mesquita, que contribuiu com a construção da proposta do Salas no Inpa, que será coordenado pelo coordenador de Pesquisa, o pesquisador Jorge Porto.
Conforme o secretário Marcelo Morales, os laboratórios satélites foram projetados para serem sustentáveis, abastecidos por sistema de energia solar (paineis solares) e terão sistema de tratamento de água. Contam ainda com condições mínimas para realizar experimentos, além de dormitórios e refeitórios.
]Na cerimônia, o ministro fez outras entregas: Prêmio Mulheres Inovadoras 2021 (Finep/MCTI) para as empreendedoras Paula Taquita Serra (EZScience) e Marcela Monteiro Martins (Konioca), que receberam R$ 100 mil cada, e o Programa MCTI Futuro em parceria com a empresa Softex que visa capacitar 40 mil pessoas e apoiar ações para o desenvolvimento de transformação digital. Também houve a entrega de medalhas para estudantes premiados nas Olimpíadas Científicas do MCTI de Ciências e de Astronomia e do Programa Caça Asteóides. Na área externa da Superintendência foram desenvolvidas atividades do projeto Pop Ciência, que busca aproximar a ciência da população.
- Chefe de Gabinete do Inpa, pesquisador Guimarães, representou a diretora do Inpa, Antonia Franco, que estava em compromisso oficial em Brasília.
Na oportunidade, o chefe de Gabinete do Inpa, o pesquisador Sérgio Guimarães, representou a diretora do Inpa, Antonia Franco, que estava em compromisso oficial em Brasília.
