Notícias
Inpa reinaugura prédio onde funcionará Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais
A instalação multiusuária atua na melhoria da estrutura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e inovação - Fotos: Débora Vale e Camila Barbosa
A Central Analítica do Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) ganhou nova sede, com a reforma do prédio 47, no campus 1. No local, funcionou por três décadas os Laboratórios de Vidraria Científica e de Tecnologia Mineral, desativados em 2015.
O Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (LTQPN) é uma estrutura multiusuária, com equipamentos modernos, altamente especializados, capazes de realizar análises de alta complexidade científica. No LTQPN, são feitas análises para a identificação e caracterização de substâncias químicas contidas em extratos, frações e óleos de plantas amazônicas, com potencial farmacológico, medicinal ou alimentício.
A reinauguração contou com a presença da diretora do Inpa Antonia Franco, da subsecretária de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (SPEO) do MCTI, Isa Assef, do gestor da CA-LTQPN, Sergio Nunomura, além de coordenadores, pesquisadores e técnicos do Instituto.
“É importante termos laboratórios temáticos, de uso compartilhado, onde os pesquisadores podem usufruir, principalmente em se tratando de grandes equipamentos, de custo elevado e também de manutenção. Agora o desafio é certificar esses laboratórios para que possam oferecer serviços, e com isso gerar remuneração para que seja interiorizada para a manutenção do próprio laboratório”, destacou a diretora Antonia Franco.
A sede anterior do CA-LTPQN, no prédio 54, possuía 54 metros quadrados e o novo prédio possui 147 m2, que receberá os equipamentos já instalados e em operação, e em breve deverá receber um novo Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 600 MHz, financiado por meio de projeto com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e coordenado pela Dra Cecilia Verônica Nunez.
“Desde a sua fundação, o laboratório vem passando por sua consolidação. A inauguração da nova sede e a aquisição de um novo equipamento de RMN de grande porte fazem parte desse processo de crescimento sempre com uma visão de laboratório multiusuário”, destaca Nunomura.
Depois da cerimônia, a subsecretária Isa Assef se reuniu com a diretora, pesquisadores e titulares de coordenações. “Cheguei numa hora muito feliz, de reinaugurar um prédio e isso dá uma energia mais positiva. Os técnicos e pesquisadores são muito dedicados e lutam para realizar cada vez, e a gente vê que eles agora têm um local mais adequado e isso dá grande satisfação”, destacou Assef.
Saiba Mais
A reforma do prédio foi realizada de dezembro de 2022 a maio de 2023, com investimento do próprio do Inpa, no valor de R$402.155,75. A obra foi fiscalizada pela Divisão de Engenharia e Arquitetura (Diear/ Inpa).
A nova sede do LTQPN (prédio 47) passou por uma grande reforma com a substituição completa do seu telhado e colocação de forro. Toda a parte elétrica, hidráulica e de rede de internet, incluindo cabeamento com fibra óptica foi realizada. O novo prédio prevê a instalação separada dos equipamentos de acordo com a orientação técnica, além de ter espaços para novos equipamentos, como de um espectrômetro de 600 MHz, que deverá ser adquirido em breve com recursos FINEP já aprovados e está na etapa de repasse.