Notícias
Pesquisador do Inpa vence Prêmio Fapeam de CT&I na categoria Pesquisador Destaque - Ciências Exatas e da Terra
Foto: Divulgação Fapeam .
Químico de Produtos Naturais, pesquisador e integrante da Coordenação de Tecnologia e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Felipe Moura Araújo da Silva, foi um dos ganhadores do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2025, na categoria “Pesquisador Destaque” - subcategoria Ciências Exatas e da Terra. A premiação ocorreu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no final de janeiro, durante o lançamento dos 15 editais de fomento à área de CT&I, pelo governador do Amazonas, Wilsom Lima, um investimento superior a R$ 81 milhões.
A solenidade contou com a presença da diretora- presidente da Fapeam, Márcia Perales, do diretor do Inpa, Henrique Pereira, além de autoridades e mais de 300 pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica e gestores de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Prêmio, atribuído a quatro categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissionais de Comunicação e Professor Ciência na Escola, reconhece publicamente pesquisadores e profissionais de comunicação com destacada trajetória no Estado, com relevante atuação em prol do conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e econômico, bem como divulgação da CT&I do Estado do Amazonas.
Há seis meses como pesquisador do Inpa, Felipe Moura destaca a importância do reconhecimento pela Fapeam, que marca o início da carreira dele como pesquisador no Inpa. “Sinto-me extremamente honrado e motivado com esse reconhecimento. A premiação é especialmente significativa por evidenciar a importância estratégica da área de Produtos Naturais para o avanço científico e tecnológico da região amazônica. Espero que a Fapeam siga fortalecendo e priorizando o investimento em pesquisa, como tem feito de forma exemplar”, comemora o pesquisador.
No Inpa, Felipe é vice-líder do grupo de pesquisa Bioprospecção de Produtos Amazônicos e atua no desenvolvimento de pesquisas em Química de Produtos Naturais e Instrumentação Analítica. Seu trabalho tem ênfase no desenvolvimento de abordagens integrativas baseadas em espectrometria de massas (MS) voltadas à anotação, caracterização e investigações quimiotaxonômicas de metabólitos secundários da biodiversidade amazônica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível C, Felipe integra um grupo restrito de apenas quatro pesquisadores com bolsa PQ na área de Química de Produtos Naturais no estado do Amazonas.
Finalistas
As pesquisadoras do Inpa, Francisca das Chagas do Amaral Souza, que está à frente da Coordenação da Sociedade, Ambiente e Saúde, e pesquisadora do laboratório de Análises Funcionais e Química dos Alimentos (LFQA) e Jaqueline de Araújo Bezerra do Laboratório de Caracterização Química de Insumos Amazônicos, foram finalistas na premiação. A pesquisadora Francisca das Chagas na categoria Pesquisador Inovador - Inovação na Indústria e Jaqueline Araújo na categoria Pesquisador Destaque - Ciências Exatas e da Terra.

