Notícias
Mudança do clima
Seminários da Amazônia do Inpa discutem qualidade do ar e os desafios para a saúde e o ambiente
Banner: Tito Fernandes/ Editora Inpa
Nesta terça-feira (29), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza a 10ª edição dos Seminários da Amazônia, às 16h, no Centro de Convivência (prédio 97), Campus I. A convidada é a pesquisadora Myriam Alexandra Lopes, da Universidade de Aveiro (Portugal), que vai falar sobre “O ar que respiramos: desafios para a saúde e o ambiente num clima em mudança”.
A palestra de Lopes trará discussões sobre como o ar está mudando e os desafios que esse novo contexto traz para a saúde, o ambiente e a sociedade. Também apresentará estratégicas e ações que podem ser usadas para enfrentar esses impactos da mudança climática.
Myriam Lopes é professora Associada do Departamento de Ambiente(DAO) e investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Licenciada em Engenharia do Ambiente, possui mestrado em Poluição Atmosférica e doutorado em Ciências Aplicadas ao Ambiente. Com carreira sólida, já participou de cerca de 40 projetos de investigação nacionais e internacionais e publicou mais de 200 trabalhos científicos.
Reconhecida por sua contribuição para a gestão da qualidade do ar, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a pesquisadora também atua no desenvolvimento de estratégias e planos regionais e locais para enfrentar os efeitos do clima, colaborando com entidades públicas e privadas.
Atualmente é diretora de Curso de Mestrado em Avaliação e Gestão Ambiental, Membro do Conselho do DAO/UA, Representante da UA na Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa e membro do Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja (PACOPAR) e membro do Conselho Científico do Conselho Português para a Saúde e Ambiente.
Sobre os Seminários
Os Seminários da Amazônia se constituem como um espaço tradicional de diálogo e debate científico sobre temas relevantes para a região. Com foco na interdisciplinaridade e na diversidade de saberes, os Seminários abordam temas diversos, como mudança do clima, ecologia, antropologia, biotecnologia, manejo florestal e políticas públicas. Os encontros são presenciais (sem transmissão), gratuitos e abertos à comunidade acadêmica, instituições e público interessado. Não há emissão de certificados ou declarações para os participantes.