Notícias
Inventário Rápido
Seminário no Inpa apresenta resultados da expedição científica de inventário social e biológico ao Alto Rio Içá
Banner: Carol Sackser/ Ascom Inpa
Os achados de uma expedição científica realizada durante 20 dias ao Alto Rio Içá serão apresentados na próxima quarta-feira (24), em Seminário no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), às 14h, no Auditório da Ciência. A área remota do extremo oeste do Amazonas é considerada de alta prioridade para a conservação e nela vivem muitas comunidades indígenas.
A expectativa é que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) inicie em breve o processo de reconhecimento de um novo Território Indígena no Alto Rio Içá e que os dados e recomendações gerados pelo Inventário Rápido Biológico e Social nº 33 possam apoiar o processo de reconhecimento.
A expedição foi realizada em maio por uma equipe multinacional e interdisciplinar liderada pelo Field Museum of Natural History (Museu Field/ EUA) em estreita parceria com o Inpa, contando com a participação de diversos alunos e pesquisadores do Instituto. A Wildlife Conservation Society – Brasil (WCS), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), o Núcleo de Estudos Socioambientais do Amazonas (Nesam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também participaram do inventário que reuniu 71 pessoas de cinco países, incluindo dezenas de especialistas indígenas Kokama, Tikuna e Kambeba. O conhecimento dos indígenas foi central para documentar práticas de uso da terra, estratégias tradicionais de manejo e relações culturais com a floresta, a biodiversidade e os rios.
No Seminário serão apresentados os resultados preliminares das amostragens biológicas realizadas com animais vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), plantas e DNA ambiental das águas, cujas coletas enriquecem os acervos do Programa de Coleções Científicas Biológicas do Inpa para uma região de altíssima diversidade e até então não amostrada. No evento serão compartilhados detalhes sobre a diversidade biológica da região, que contém por exemplo aves endêmicas - ocorrem somente naquela área - e espécies com potencial de serem descritas como novas para a ciência, como anfíbios anuros e salamandras .
Outros aspectos importantes do inventário que serão apresentados são registros do conhecimento ecológico indígena e prioridades comunitárias, incluindo a história socioambiental, o etnoconhecimento e o uso de recursos naturais, além de governança e conflitos socioambientais.
As pesquisas continuam ao longo dos próximos meses, com a previsão de produção de relatório técnico completo, incluindo listas detalhadas de espécies e recomendações de políticas públicas. O documento será enviado à Funai, ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e às comunidades locais. O relatório subsidiará propostas para o reconhecimento de um Território Indígena e outras formas de proteção, alinhadas aos objetivos nacionais e internacionais de conservação.
A equipe percorreu na expedição 463.891 hectares de florestas públicas não destinadas ao longo do rio Içá, uma região caracterizada por vastas várzeas, florestas de terra firme bem preservadas e ecossistemas amazônicos raros.
Saiba mais
O Inventário Rápido do Museu Field é um tipo de levantamento que considera a vida das pessoas e a do território (florestas e águas) uma só vida, entendendo que a vida natural e social não estão divididas. O inventário traz recomendações integradas para a conservação ambiental e o bem-estar das populações locais, dirigidas a governos e outras autoridades relevantes.
SERVIÇO
Assunto: Seminário Expedição ao Alto Rio Içá - Apresentação de resultados preliminares do Inventário Rápido Biológico e Social
Data: 28 de maio (quarta-feira)
Hora: das 14h às 18h
Local: Auditório da Ciência, Bosque da Ciência do Inpa.
Endereço: rua Bem-te-vi, s/nº, bairro Petrópolis.



