Notícias
Publicada nomeação de aprovados para analistas do Inpa no Concurso Nacional Unificado
Banner: Carol Sackser/ Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) vai contar com 13 novos analistas em Ciência e Tecnologia (C&T) aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. As nomeações foram publicadas na Portaria de Pessoal MCTI nº 460/2025, disponível no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda -feira (16). A lista completa dos nomeados e os detalhes da portaria podem ser consultados clicando aqui.
A portaria oficializa a nomeação dos candidatos em caráter efetivo, conforme os termos da Lei nº 8.112/1990, para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia. O ingresso faz parte do conjunto de ações de recomposição do quadro de servidores nas unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Outras entidades vinculadas ao MCTI também tiveram servidores nomeados, como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).
A posse dos candidatos deverá ocorrer no prazo de 30 dias, contados a partir da publicação da Portaria. A documentação deverá ser apresentada pela plataforma digital SouGov.br, seguindo as orientações do Manual do Ingressante, disponível em: https://www.gov.br/servidor/pt br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/ingresso-de servidores/ManualdoIngressanteviaSOUGOV.BR.pdf.
Além das 13 vagas para o cargo de analista pelo CPNU, o Inpa está em andamento com o Concurso Público para pesquisador e tecnologista. No dia 06 de junho, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou no DOU autorização de nomeação dos 63 candidatos aprovados para pesquisador e tecnologista.
Sobre as vagas
Para o Inpa, as treze oportunidades para o cargo de analista em C&T foram para as especialidades de Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho (1); Engenharia Civil (1); Engenharias e Ciências Exatas (1), Tecnologia da Informação (1), Direito (1), Comunicação Social (1), Qualquer área de formação (4) e Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I (3, sendo 1 para o bloco 3 e 2 para o bloco 6).
Bloco temático 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias, 3 vagas
Bloco temático 2 – Tecnologia, Dados e Informação, 1 vaga
Bloco temático 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas, 1 vaga
Bloco temático 6 – Trabalho e Saúde do Servidor, 3 vagas
Bloco temático 7 – Gestão Governamental e Administração Pública, 5 vagas
O analista de C&T desenvolve atividades especializadas de direção, coordenação, organização, planejamento, controle e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia. A carga horária exigida para todos os cargos é de 40 horas semanais.