Notícias
Programa Futuras Cientistas abre inscrições para Imersão Científica em 2026
Banner: Adaptado Programa Futuras Cientistas
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(Inpa/MCTI) é uma das instituições parceiras do Programa Futuras Cientistas, que acaba de lançar o edital para a Imersão Científica em 2026. A iniciativa é promovida pelo Centro de Tecnologia Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Ciência e Inovação (MCTI) e busca incentivar a participação de meninas e professoras da rede pública estadual nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
O programa é direcionado a estudantes do 2º ano do Ensino Médio e professoras, que poderão vivenciar atividades científicas em centros tecnológicos e instituições de pesquisa de todo o país. Nesta edição, serão oferecidas 470 vagas para todo Brasil, sendo 160 para alunas de escolas regulares, 160 para alunas de escolas integrais e 150 para professoras. Além da experiência acadêmica, cada participante receberá um auxílio de R$ 300,00, pago pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sobre as inscrições
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 6 de outubro de 2025, exclusivamente pela Plataforma Futuras Cientistas (https://www.futurascientistas.com.br/). O resultado final será divulgado em 7 de novembro de 2025.
O edital garante a reserva de vagas: 5% para pessoas com deficiência, 20% para mulheres pretas, pardas, indígenas ou quilombolas, e 5% para mulheres trans ou travestis por meio de declaração, modelo disponível na Plataforma do Programa Futuras Cientistas. O que garante a diversidade de gêneros em espaços como esse.
Acesse o edital para informações mais detalhadas clicando aqui.
Participação do Inpa
Em Manaus, na modalidade presencial, o Inpa desenvolverá o projeto “Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas sobre biodiversidade e mudança climática na Amazônia”. Também integram a iniciativa os projetos “Da célula à bancada: experimentação ciência com o estudo da Biologia e da Química Aplicada”, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e “Futuras Cientistas no desenvolvimento de produtos alimentícios na Amazônia”, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O projeto do Inpa contará com quatro (4) vagas para as alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras. A equipe responsável pela execução do projeto do Inpa é formada por 10 pesquisadoras, que representam diferentes coordenações de pesquisa do instituto.
Sobre a programação
As atividades da Imersão Científica 2026 serão realizadas entre 5 e 30 de janeiro de 2026, em 20 dias úteis, totalizando 80 horas de programação. Cada estudante ou professora selecionada será vinculada a um projeto de trabalho, que é uma pesquisa prática desenvolvida por laboratórios e instituições parceiras do programa.
Esses projetos abrangem diferentes áreas da ciência e tecnologia, como biotecnologia, nanotecnologia, computação científica e ciências ambientais. Ao se inscrever, a candidata deve escolher um projeto disponível em sua região ou em outro estado, observando se a modalidade é presencial ou remota. Nos casos presenciais, as atividades acontecem diretamente no laboratório da instituição escolhida, com acompanhamento de pesquisadores. Já para os projetos remotos, as participantes recebem um kit experimental contendo os materiais necessários para executar os experimentos em casa, seguindo as orientações do orientador responsável.
A programação também inclui palestras semanais às sextas-feiras, realizadas de forma ao vivo ou gravada, além de encontros virtuais para orientação. O calendário ainda prevê a cerimônia de abertura e o encerramento oficial, que ocorrem presencialmente para quem participa em Pernambuco e virtualmente para os demais estados.
Ao final do módulo, todas as participantes devem entregar um relatório científico e apresentar os resultados em uma exposição oral, requisito indispensável para a obtenção do certificado de participação.