Notícias
Legado de 30 anos do Bosque da Ciência é celebrado durante sessão de homenagem na Aleam
Foto: Paulo Vinicius- PCE/Inpa.
O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, destaca que a homenagem prestada pela Aleam reafirma um compromisso sobre a importância dos serviços prestados pelo Inpa à sociedade. “O Bosque da Ciência é um presente do Inpa para Manaus. Isso mostra que o Instituto estava no caminho certo quando abriu as suas portas à sociedade manauara há 30 anos”, afirma Lobato.
Durante a sessão foram homenageados ex-coordenadores, pesquisadores, servidores e colaboradores que contribuíram para a história de sucesso do Bosque da Ciência. Juan Revilla, botânico e pesquisador do Inpa que participou da criação e foi o primeiro coordenador do Bosque, celebra o sucesso que o Parque se tornou como difusor do conhecimento científico junto à comunidade, alcançando o objetivo de promover a conservação ambiental.“Quando decidimos pela instalação do Bosque, já imaginávamos o impacto que ia ter. Eu sou grato e feliz porque meus colegas deram sequência, depois da inauguração, e ampliaram o projeto. Me sinto muito feliz em ver que ele se transformou no sucesso que esperávamos”, conta Revilla ao receber a homenagem.
A sessão foi uma proposta de autoria do deputado estadual Comandante Dan Câmara (Podemos/AM). O deputado destacou a participação dos servidores, técnicos e bolsistas para o Bosque alcançar o patamar de um dos principais pontos turísticos de Manaus e importante espaço de educação ambiental sobre a conservação da Amazônia.
“O Bosque da Ciência e o Inpa, desenvolvem uma estratégia que tem a ver com os Amazônidas, que é um movimento de integração e interação entre a natureza e a sociedade. As pessoas que visitam o espaço, conhecem um pouco da fauna, da flora, das pesquisas e todas as possibilidades de preservação do meio ambiente e da natureza”, declara Câmara.Magali Henriques, coordenadora-geral do Inpa, representando o diretor do instituto, Henrique Pereira, enfatizou que a homenagem em celebração aos 30 anos do Bosque da Ciência representa um reconhecimento à atuação do Instituto como produtor de conhecimento sobre a Amazônia e na popularização da ciência.
Além de Dan Câmara, Henriques e Lobato, fizeram parte da mesa de abertura da sessão especial o secretário-executivo de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, representando o governador do estado do Amazonas Wilson Lima; o secretário substituto de ciência e tecnologia para a Amazônia, Eliomar Mota da Cunha, representando o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e o cônsul de Cultura e Relações Públicas do Japão em Manaus, Hiroaki Aizawa.
Impacto Social
O Bosque da Ciência nasceu do anseio do Inpa de estreitar laços com a comunidade e promover a conservação da floresta Amazônica na área urbana de Manaus, transformando uma antiga área de carvoaria em um parque verde urbano. O Bosque inspirou a estruturação de outros parques na cidade.
Com 30 anos de história, o Bosque se firma como um patrimônio ambiental de Manaus, promovendo a preservação, a educação, o turismo ecológico, a qualidade de vida e o convívio entre as pessoas e a natureza, proporcionando experiências e memórias inesquecíveis. Nesse período recebeu mais de 2 milhões de pessoas, cerca de 120 mil somente em 2024.
No espaço, o visitante conta com exposições sobre insetos amazônicos, quelônios, aves, mamíferos aquáticos e a possibilidade de desacelerar da rotina frenética da cidade ao estar em contato com a natureza.



