Notícias
Inpa socializa conhecimento sobre ciência e biodiversidade amazônica com estudantes da zona rural de Manaus
Atividade sobre o cultivo da horta escolar e o uso das plantas medicinais. Foto Programa de Coleções do Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participou de uma ação educativa na Mostra de Biodiversidade da Escola Municipal de Tempo Integral Dian Kelly do Nascimento Mota, localizada na Comunidade Abelha, às margens do rio Tarumã-Mirim, zona rural de Manaus. As ações foram desenvolvidas pelo Programa de Coleções Científicas Biológicas (PCCB), por meio das Coleções de Herpetologia, Aves e Mamíferos, e pelo Laboratório de Inventário Florístico e Botânica Econômica.
A participação do Inpa partiu do convite da professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Adriana Barbosa, e teve como objetivo aproximar a ciência dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, compartilhando conhecimento sobre a fauna e a flora amazônicas, a importância da preservação da biodiversidade e o papel das coleções biológicas mantidas pelo Inpa. Na atividade, os estudantes puderam interagir com os técnicos do Inpa tirando dúvidas, e com exemplares da biodiversidade em exposição.
As técnicas das Coleções Herpetológica, de Aves e de Mamíferos levaram exemplares taxidermizados (conhecidos com “empalhados”) de anfíbios, répteis, aves e mamíferos, permitindo que as crianças pudessem observar de perto e manusear os animais. A experiência despertou a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência e pela conservação da natureza.
“Foi emocionante ver no brilho do olhar das crianças o despertar do interesse e da curiosidade. Levar informações sobre nossa biodiversidade para estudantes da mais tenra idade renova as esperanças de formar futuros cidadãos conscientes da importância da natureza e dos seres vivos para a vida num planeta com ambiente e clima mais equilibrados”, destacou a técnica e taxidermista da Coleção de Aves, Ingrid Torres.
Além da fauna, os estudantes participaram de uma atividade prática sobre o cultivo da horta escolar e o uso das plantas medicinais, conduzida pelo técnico do Laboratório de Inventário Florístico e Botânica Econômica do Inpa, Luiz Coelho. O momento possibilitou compreender a relação entre biodiversidade e qualidade de vida, além de destacar saberes tradicionais e sua importância para a saúde e a cultura amazônica.
Estudantes e servidores avaliaram a ação como “rica” e “exitosa”. Segundo a professora Adriana Barbosa, a experiência abriu caminhos para ampliar a parceria entre Semed e Inpa, garantindo a continuidade de projetos de popularização da ciência e educação ambiental em escolas ribeirinhas da região.
“Essas comunidades enfrentam diariamente desafios de acesso e logística para chegar à escola. Ter a presença do Inpa aqui não só aproxima os alunos da ciência, mas também valoriza a realidade vivida por eles”, destacou a professora.
Com a iniciativa, realizada no dia 19 de agosto, o Inpa reforça seu compromisso de aproximar o conhecimento científico da sociedade e de contribuir para a formação de uma geração mais consciente e engajada na preservação da Amazônia.
