Notícias
Inpa recebe participantes do XI Congresso Brasileiro de Herpetologia com visitas exclusivas e interativas
Foto: Igor Souza/ Ascom Inpa
O XI Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH) acontece pela primeira vez na Amazônia Ocidental e reunirá especialistas, estudantes, representantes de comunidades tradicionais e indígenas, gestores públicos e pesquisadores internacionais. O evento que acontece na próxima semana (25 a 29 de agosto), no Centro de Convenções Vasco Vasques, promete ser um marco para a ciência na região ao reunir mais de 1 mil participantes de diferentes estados e países.
Com o tema “Encontro de Saberes Ancestrais e Contemporâneos no Coração da Amazônia”, o Congresso propõe integrar diferentes formas de conhecimento. A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais e atividades de extensão. Além do diálogo cultural, o congresso dará ênfase às questões científicas e ambientais. Os debates abordarão conservação, ecologia, biogeografia, saúde pública, taxonomia, etnobiologia e educação ambiental, reforçando a importância da herpetofauna para o equilíbrio ecológico da Amazônia.
Como parte da programação, na segunda-feira (25), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Laboratório de Ecologia e Evolução de Vertebrados (LEEVI), proporcionará aos participantes do evento visitas aos espaços científicos-culturais da herpetofauna do instituto, o Bosque da Ciência, o Cequa e a Coleção de Anfíbios e Répteis.
Para a pesquisadora do Inpa, Fernanda Werneck, a iniciativa é uma importante oportunidade para os participantes conhecerem os acervos científicos de anfíbios e répteis e os espaços de visitação e extensão da herpetofauna do Inpa. “Esses espaços estão passando por atividades de expansão e revitalização no âmbito de diversos projetos de pesquisa e contribuem enormemente para o avanço do conhecimento sobre a diversidade e conservação da herpetofauna Amazônica”, acrescenta Werneck, curadora da Coleção de Anfíbios e Répteis e coordenadora do Programa de Coleções Científicas Biológicas do Inpa.
Visita ao Bosque da Ciência
No Bosque, espaço de educação ambiental e popularização da ciência do Inpa, os congressistas poderão conhecer a exposição “Tramas da Ciência”, na Casa da Ciência, onde são apresentados conteúdos interativos sobre a biodiversidade amazônica, entre eles anfíbios e répteis que ocupam papel de destaque em conteúdos revitalizados como, por exemplo, sobre diversidade de anuros, descoberta de novas espécies, lagartos, quelônios e mudanças climáticas.
A semana do XI CBH também marca a estreia do vídeo documentário ‘A expedição científica à Flona de Tefé’ realizada pelo projeto de pesquisas apoiado pela Iniciativa Amazônia+10 coordenado pela pesquisadora Fernanda Werneck e que passa a ficar em exibição permanente na exposição “Tramas da Ciência” e será lançado também on-line durante o Simpósio 'Mudanças climáticas e a sociobiodiversidade amazônica: perspectivas da herpetofauna' que acontece dia 29/08 às 13:45h no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Outro atrativo do Bosque que os participantes terão acesso é o Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa), laboratório do Inpa que une pesquisa e educação ambiental. O espaço abriga animais de 12 das 21 espécies de quelônios da Amazônia, mantidas em tanques, terrários e aquários, além de um lago naturalizado onde vivem espécies aquáticas que desovam anualmente em uma praia artificial em frente ao Centro.
O Bosque da Ciência abrirá no dia 25 exclusivamente aos congressistas que se inscreveram no Congresso, já que às segundas-feiras o espaço é fechado ao público para manutenção. As visitas neste dia poderão ser feitas das 09 às 16h30, com permanência até as 17h. Para ter acesso basta apresentar o comprovante de inscrição no congresso na portaria do Bosque, que fica localizada na rua Bem-te-vi, s/nº - Petrópolis.
Visita à Coleção de Anfíbios e Répteis do Inpa (Inpa-H)
A Coleção de Anfíbios e Répteis do Inpa, que preserva mais de 49 mil espécimes, incluindo exemplares raros e espécimes-tipo fundamentais para a pesquisa científica, também receberá grupos de congressistas para participarem de visitas guiadas. O objetivo é apresentar o funcionamento da coleção, com a exibição de exemplares representantes da herpetofauna amazônica pré-selecionados, ideal para quem nunca visitou uma coleção desse tipo e deseja conhecer o trabalho desenvolvido.
De acordo com Werneck, o acervo da Coleção de Anfíbios e Répteis serve de base para a identificação de inúmeros padrões ecológicos e evolutivos e descrição de centenas de espécies da herpetofauna Amazônica, ao mesmo tempo que testemunhou mudanças de grande porte na paisagem amazônica, como construção de hidrelétricas, desmatamento, abertura de estradas, estabelecimento de pastagens e monocultura e impactos de mudanças climáticas.
As visitas à coleção serão realizadas em três turnos (10h-11h; 11h-12h e 12h-13h) mediante confirmação de inscrição já realizada pelos interessados via formulário de inscrição. O acesso à coleção se dará pela portaria do Campus 2, localizada na Av. Bem-Te-VI, s/n - Petrópolis, no prédio n. 115.
O Congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O Inpa é uma das 13 instituições apoiadoras do evento.
Saiba mais:
Projetos do Laboratório de Ecologia e Evolução de Vertebrados (LEEVI) que contribuem com a atividade de visitas aos espaços científicos-culturais da herpetofauna do Inpa:
-
“Revitalização dos acervos científico-culturais da herpetofauna amazônica do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia: intersecção entre geração do conhecimento e popularização científica para a promoção da conservação da biodiversidade” CNPq/MCTI/FNDCT no 39/2022 - Linha 2 - Revitalização da infraestrutura e do acervo de espaços científico-culturais existentes.
-
“Conservação da herpetofauna amazônica através da revitalização e modernização da infraestrutura e dos acervos científicos e expositivos da Coleção de Anfíbios e Répteis do Inpa. Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/ Museus – Edital n° 014/2023.
-
“Mudanças climáticas e a sociobiodiversidade amazônica: perspectivas da herpetofauna”. Iniciativa Amazônia+10 através da rede de Fundações de Amparo à Pesquisa: Fapeam, FAPESQ, FAPT, FAPESP e FAPPR'
