Notícias
Inpa recebe equipe da Finep para discussão de estratégias para ampliar a captação e execução de recursos
Fotos: Camila Barbosa
A direção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e pesquisadores receberam na quinta-feira (29) a equipe de Infraestrutura e tecnologias Sociais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública que financia a inovação, da pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado. Representantes da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Ifam (Faepi), fundação que executa os recursos de projetos do Inpa, também participaram do encontro.
A reunião procura aproximar a equipe da Agência e os pesquisadores do Inpa visando entender as necessidades das instituições de pesquisas da Amazônia que possam ser atendidas nas chamadas públicas de projetos para captação de recursos. Pelo lado do Inpa, outro objetivo é facilitar a submissão de projetos para captação de recursos nas chamadas como a do Pró-Amazônia para modernização de infraestruturas de pesquisa.
Segundo a coordenadora-geral de planejamento, administração e gestão do Inpa, Magalli Henriques, o ano de 2024 foi de êxito na captação de recursos junto à Finep. Em 2025, o desafio da gestão é executar os projetos contemplados e aumentar a captação. “O recurso da Finep investido no Inpa representa um fomento à pesquisa na Amazônia, devido à estrutura de laboratórios multiusuários que o Instituto dispõe permitindo que outras instituições também utilizem-nas”, completa Henriques.
Durante a visita institucional, a equipe da Finep conheceu as instalações atuais do Herbário Inpa e as futuras instalações do novo Herbário, projeto de R$ 10 milhões financiado com recursos da Ação Transversal do Pró-Amazônia 2024 (MCTI/Finep/FNDCT). A equipe visitou ainda as Coleções Zoológicas do Inpa e a Casa da Ciência, localizada no Bosque da Ciência, espaço de lazer, educação e de popularização do Instituto, ambos com projetos contemplados com recursos da Finep.