Notícias
Inpa realiza VI Ceam e I Seam que discutem a importância da Entomologia na Amazônia
Foto: Anne Karoline- Ascom Inpa.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizou o VI Curso de Entomologia na Amazônia (VI CEAM) e o I Simpósio de Entomologia (I SEAM), com programações científicas voltadas à formação de estudantes e ao debate sobre avanços na área da entomologia. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Entomologia (PPG-ENT).
A mesa de abertura contou com a presença do diretor do Inpa, Henrique Pereira, da coordenadora do Ceam e do PPG-ENT, Neusa Hamada e da pesquisadora do Inpa e professora do programa, Beatriz Ronchi. Logo após a abertura, a pesquisadora do Inpa Rosaly Ale-Rocha, fez a palestra inaugural do evento, que aconteceu de 21 a 27/07 no Inpa.
Rosaly apresentou um pouco sobre o histórico do Inpa e os objetivos do PPG-ENT, além de suas linhas de pesquisa. “Nosso foco é formar profissionais capacitados a atuar em diversas áreas da entomologia. Nesse evento, contribuímos com informações básicas para graduandos em Ciências Biológicas e áreas relacionadas com interesse no estudo de artrópodes (animais invertebrados) e principais insetos", complementou.
Na sequência, estudantes de doutorado participaram da mesa-redonda com o tema “Táxons Hexapoda negligenciados”, abordando grupos de insetos ainda pouco estudados, mas com grande importância para a conservação ambiental. Entre eles, a doutoranda Gabriela Mendes apresentou sua pesquisa intitulada “Sialídeos neotropicais: megalópteros raros e ameaçados”, onde chamou atenção para a escassez de especialistas dedicados a esses grupos e para a importância da taxonomia como ferramenta essencial para o avanço do conhecimento.
Para Gabriela é muito desafiador falar sobre conservação quando não se sabe como proteger uma espécie, pois muitas vezes não se tem informações de onde ela ocorre. “Esses insetos podem atuar como bioindicadores da qualidade da água, mas só poderemos usá-los assim se investirmos em mais estudos e formação de especialistas. Não podemos proteger o que não conhecemos”, acrescentou.
Sobre o Ceam
O curso oferece uma formação básica em Entomologia, contemplando conteúdos que vão desde taxonomia, sistemática, biogeografia, ecologia e biologia, até aplicações práticas como controle biológico, entomologia agrícola e o uso de insetos como modelos em diversas áreas do conhecimento biológico.
Entre as atividades estão palestras, minicursos, atividades, visitas à coleção de invertebrados do Inpa e laboratórios de pesquisa. Além da prática de campo, com a seleção de 30 alunos para a Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada em Manaus.
Sobre o Seam
O I Simpósio foi pensado para complementar o Curso de Entomologia, com a proposta de fortalecer o diálogo científico e estimular a integração entre instituições. Esse evento marca um passo na valorização e no fortalecimento da Entomologia na região amazônica, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir avanços científicos, desafios regionais e perspectivas futuras no estudo dos insetos.


