Notícias
Diálogos pelo clima
Amazônia no centro das discussões sobre o clima global
4ª edição do Diálogos pelo Clima. Foto Cimone Barros/ Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu a 4ª edição do circuito Diálogos pelo Clima da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento preparatório para a para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) reuniu cientistas, representantes da sociedade civil, de instituições públicas, privadas e órgãos governamentais para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas no bioma amazônico.
A proposta do evento é percorrer todos os biomas brasileiros e fomentar o debate público sobre as transformações do clima, promovendo um diálogo qualificado entre diferentes segmentos da sociedade. Em Manaus, o destaque ficou para os desafios e potencialidades da região amazônica diante da emergência climática global.
De acordo com o diretor do Inpa, o professor Henrique Pereira, as agendas científicas em respostas à crise climáticas serão levadas para a COP30, e vão da identificação das causas do aquecimento global a estratégias de mitigação e adaptação. “O conhecimento científico gerado na Amazônia tem papel fundamental para orientar políticas públicas e preparar a região para os desafios que já estão em curso”, disse Pereira, que foi um dos palestrantes.
O físico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo, enfatizou o papel central da Amazônia na regulação climática do planeta e alertou para os impactos irreversíveis da degradação ambiental. “Não há como enfrentar a crise do clima sem colocar a floresta amazônica no centro da agenda internacional”, afirmou Artaxo, um dos maiores especialistas brasileiros em clima e integrante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU e membro do comitê científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA/Inpa).
A programação contou apresentações técnicas e mesas-redondas com temas como sistemas agroalimentares resilientes, o papel da ciência na formulação de políticas públicas e os saberes tradicionais como aliados na adaptação às mudanças climáticas.
Parceiros
A iniciativa faz parte da Jornada pelo Clima, iniciativa da Empresa com diversos parceiros em contribuição à estratégia de posicionar a agricultura brasileira como parte central do enfrentamento às mudanças climáticas.


