Notícias
EVENTO INTERNACIONAL
Últimos dias para participar do International Symposium on Energy 2025
Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, local que sediará o ISE 2025, em novembro.
Os pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em submeterem seus trabalhos científicos no International Symposium on Energy 2025 (Simpósio Internacional sobre Sustentabilidade Energética – ISE 2025) precisam ficar atentos, pois o prazo final para essa fase do evento se encerra no próximo domingo, 31 de agosto.
De acordo com a organização, os pesquisadores poderão inscrever artigos em um modelo curto, com apenas duas páginas, ou um artigo completo com até oito páginas, que deverão ser escritos exclusivamente na língua inglesa e enviados em formato PDF, utilizando os modelos oficiais do evento disponíveis neste link. No ato de submissão do artigo, não haverá cobrança de taxa, ocorrendo somente quando os artigos receberem a aprovação.
Independentemente do formato escolhido, o trabalho inscrito precisará conter: Título; Resumo e palavras-chave; Desenvolvimento (com tabelas e figuras, se necessário); Resultados e Discussões; e Referências bibliográficas.
Além disso, é necessário que o conteúdo abordado no trabalho submetido à avaliação se relacione com um dos eixos temáticos de pesquisa do simpósio:
- Infraestrutura de energia resiliente para soluções de adaptação climática, como microrredes, sistemas renováveis híbridos e redes inteligentes para enfrentar eventos climáticos extremos;
- Tecnologias Nucleares Avançadas na Transição Energética;
- Segurança, Sustentabilidade e Governança em Energia Nuclear;
- Eficiência e Otimização em Sistemas de Energia Renovável;
- Estratégias e tecnologias para maximizar o desempenho de sistemas solares, eólicos e híbridos;
- Armazenamento de energia – Baterias e novas tecnologias (BESS) Inovações em armazenamento estacionário, aplicações em larga escala e integração com energias renováveis;
- Inteligência Artificial e Blockchain em Aplicações de Mercados de Energia para uma negociação de energia mais eficiente, transparente e descentralizada;
- Economia Circular na Transição Energética Reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais em turbinas, painéis e baterias;
- Vias eletroquímicas para a produção de amônia de baixo carbono Tecnologias baseadas em hidrogênio verde para usos agrícolas e energéticos;
- Impactos, Políticas Públicas e Planejamento de Sistemas Energéticos: planejamento energético de longo prazo baseado em dados, cenários e análises de impacto.
- Transição Energética Justa e Inclusiva Inclusão de comunidades e trabalhadores em um processo justo e territorialmente equilibrado;
- Mobilidade Sustentável e Eletrificação de Transportes Políticas, tecnologias e modelos de negócios para veículos elétricos e biocombustíveis.
Como será o processo de avaliação dos trabalhos?
As submissões inscritas até o dia 31 de agosto, passarão por três etapas de avaliação, para que conquistem o direito de serem apresentadas no ISE 2025:
- Verificação de formatação – se o trabalho está em conformidade com os modelos oficiais;
- Análise de similaridade – visa garantir a originalidade e integridade acadêmica;
- Revisão por pares – etapa em que cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois membros do Comitê Científico.
A previsão é de que o anúncio dos escolhidos a participar do ISE aconteça em 25 de outubro. Os artigos produzidos no modelo curto que forem aprovados pelo Comitê Científico serão expostos em formato de pôsteres durante o evento. Já os artigos completos estarão disponíveis ao público em sessões técnicas. O autor poderá optar por apresentar o seu trabalho em português ou inglês.
Quando e onde acontecerá o ISE 2025?
O International Symposium on Energy deste ano está marcado para os dias 27 e 28 de novembro e será sediado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza-CE. Esse simpósio terá a missão de discutir os avanços e desafios das tecnologias energéticas, conectando pessoas e empresas que almejem um futuro mais sustentável e eficiente.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está contribuindo com o apoio institucional do evento, juntamente com outras instituições do setor de ciência e tecnologia e universidades.
Dentre os palestrantes já confirmados, destaque para a presença do professor de política energética na Universidade de Sussex, na Inglaterra, Benjamin K. Sovacool, do professor Diego Miguel Franco dos Santos, da Universidade de Lisboa, em Portugal, da empresária Luiza Helena Trajano, CEO do grupo Magazine Luiza, entre outros.
Escrita por: José Lucas Brito (Setcos/ IEN)