Notícias
Pesquisadora do IEN/CNEN toma posse na nova diretoria da Aben
Maria de Lourdes Moreira assinando o termo de posse para compor a nova diretoria da Aben. Foto: Wyllean Damas/CNEN
Na última sexta-feira, 17 de janeiro, aconteceu na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben). Em dezembro do ano passado, a única chapa inscrita (Brasil Nuclear), encabeçada pelo presidente Carlos Henrique Silva Seixas, recebeu 54 votos nas eleições gerais para o biênio 2025-2027.
Dentre os integrantes da nova diretoria da Aben, está a pesquisadora do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) Maria de Lourdes Moreira, que também comandou o cerimonial de posse. Ela irá ocupar o cargo de diretora de Desenvolvimento e Capacitação do Setor Nuclear.
A profissional faz parte do corpo de servidores do IEN/CNEN desde 1986, onde ministra cursos de pós-graduação de Engenharia de Reatores I, II e III e na disciplina de Sistemas de Centrais Nucleares do Mestrado Profissional em Engenharia de Reatores, além de exercer o posto de chefe do Serviço de Engenharia e Tecnologia de Reatores.
Com experiência em diretorias anteriores da Aben, Maria de Lourdes afirmou que dará continuidade ao trabalho que vem desempenhando na associação nos últimos anos:
“Minha função será promover e valorizar a energia nuclear no Brasil, destacando suas contribuições em áreas essenciais como geração de energia, saúde, agricultura e pesquisa científica. Pretendo focar em campanhas educativas para desmistificar a energia nuclear, apresentando ao público, de forma clara e acessível, sua segurança, eficiência e benefícios para a sociedade”, explica Maria de Lourdes.
- LEIA TAMBÉM: O projeto do SMR brasileiro – Entrevista com a Pesquisadora Maria de Lourdes Moreira do IEN/CNEN
A pesquisadora informou ainda que, nesses próximos dois anos, estará dedicada a expandir a comunicação digital da Aben, com a produção de conteúdos inovadores que ampliem o alcance das informações sobre o setor nuclear para públicos diversos. Ela pretende também fortalecer a realização de eventos técnicos e científicos, como o International Nuclear Atlantic Conference (INAC), evento organizado pela própria Aben e que faz parte do calendário do setor nuclear brasileiro, a fim de promover a troca de conhecimentos e aumentar a visibilidade do setor:
“Com essa combinação de ações, espero contribuir para que a ABEN continue sendo uma referência no setor nuclear, fomentando o diálogo aberto com a sociedade e reforçando o papel da energia nuclear como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, complementa a diretora da Aben.
Escrita por: José Lucas Brito