Notícias
RECONHECIMENTO
Pesquisadora do IEN/CNEN é homenageada na Alerj por sua trajetória na ciência e liderança feminina
Pesquisadora Luciana Carvalheira recebendo a homenagem na Alerj das mãos da deputada estadual Elika Takimoto
A pesquisadora Luciana Carvalheira, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), foi uma das mulheres homenageadas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última quinta-feira, 15 de maio. A cerimônia integrou as ações do “Maio pelos Direitos das Mulheres”, promovidas pelo mandato da deputada estadual Elika Takimoto (PT), em celebração ao movimento Maio Furta-Cor, que dá visibilidade à saúde mental materna e ao protagonismo feminino em diferentes áreas da sociedade.
Mulher negra, carioca, apaixonada por ciência, educação e liderança, Luciana atua no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da CNEN no Rio de Janeiro, onde também é vice-coordenadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas química e nuclear, ela se dedica ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e à formação de novas lideranças científicas no país.
Além disso, é professora colaboradora no Instituto Militar de Engenharia (IME), consultora técnico-científica na startup Radíon, e líder reconhecida pelo programa LideraGOV 4.0. Emocionada, Luciana destacou a importância coletiva da homenagem: “Entendo que a conquista de uma pessoa carrega muitas outras: aquelas que nos antecederam pelo DNA biológico e social, e também as que compartilham conosco essa jornada no presente. Carrego os elos com todas as instituições onde atuo”.
Feliz e ao mesmo tempo surpresa com o convite, a pesquisadora contou que só soube da homenagem três dias antes, e fez questão de compartilhar a notícia com suas redes: “É uma honra, e sei o quanto é relevante para todas as pessoas que caminham comigo”.
Luciana também atua como mentora estratégica e inspiradora, ajudando jovens cientistas, pesquisadores e profissionais a estruturarem suas carreiras, superarem desafios e ampliarem suas oportunidades no setor de ciência, tecnologia e inovação. Seu propósito, segundo ela mesma, é “transformar conhecimento em impacto, desafios em oportunidades e talentos em líderes do futuro”.

- Pesquisadora do IEN/CNEN Luciana Carvalheira. Foto: Bianca Wendhausen
A deputada Elika Takimoto, idealizadora da homenagem, reforçou o simbolismo da cerimônia: “Celebramos o Maio Furta-Cor, as mulheres trabalhadoras, as mães e todas que seguem abrindo caminhos com coragem e afeto. Recebemos representantes de diversas áreas — da ciência à cultura, da educação à saúde mental — reafirmando nosso compromisso com a construção de políticas públicas para as mulheres no estado do Rio de Janeiro”.
O Maio Furta-Cor é uma campanha suprapartidária que promove a conscientização sobre a saúde mental materna e busca romper os estigmas que envolvem a maternidade, os cuidados com as mulheres e suas trajetórias de vida.
"A CNEN parabeniza a pesquisadora Luciana Carvalheira por essa merecida homenagem e por sua trajetória inspiradora, marcada pelo compromisso com a ciência pública, a inovação e a promoção da equidade", destacou o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Junior.
Fonte: Cocom/ CNEN