Notícias
REPRESENTATIVIDADE
IEN/CNEN realiza evento para destacar o papel da mulher na Ciência Nuclear
No próximo dia 13 de maio, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) realizará o evento “Mulheres na Ciência Nuclear: Novas lideranças em Inovação e Tecnologia”. Organizado pelo Laboratório de Nanorradiofármacos, a iniciativa visa evidenciar a presença feminina em papéis de destaque do setor e apresentar movimentos que estão contribuindo para o ingresso de mais jovens nessa área.
Pela manhã, ocorrerá uma reunião interna da com a exposição de pôsteres sobre os resultados do programa “Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação” realizado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Ainda haverá as apresentações conduzidas pelas bolsistas selecionadas no Programa “Jovens Talentos”, na Faperj, que estão desenvolvendo seus conhecimentos científicos nos trabalhos realizados pelo Laboratório de Nanorradiofármacos.
Já entre 13h e 18h, o evento estará aberto à comunidade científica para a sessão de palestras a serem ministradas por profissionais que defendem uma maior inclusão e participação das mulheres no setor nucleares. Dentre as palestrantes, estão a deputada estadual Dani Balbi (PcdoB-RJ), responsável por conceder a duas bolsistas do IEN/CNEN o Prêmio “Mulheres que Florescem na Ciência”, em novembro de 2025, e a vereadora Tatiana Roque (PSB), ex-secretária de ciência e tecnologia do município do Rio de Janeiro.
A programação completa das palestras, com seus respectivos temas, pode ser conferida logo abaixo:
13h: “Propriedade Intelectual e Participação de Feminina no mercado de Inovação”, com a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e assessora da Diretoria de Tecnologia da Faperj, Renata Angeli;
14h: “A inserção das mulheres nos espaços de decisão (Política e Estado)”, com a vereadora Tatiana Roque;
14h30: “Impacto da presença feminina nas decisões sobre ciência, tecnologia e sociedade”, com a Presidente da Faperj, Caroline Alves;
15h: “Políticas Públicas para fortalecer a carreira de mulheres na ciência”, com a deputada estadual Dani Balbi;
15h30: “Entre Territórios, Ciência e Resistência – O cenário da Pesquisa”, com a professora Luciana Magalhães.
Após ao término da sequência de palestras, haverá uma roda de conversa entre os participantes, um momento para o público fazer perguntas às palestrantes sobre os temas abertos e o encerramento se dará através de um coffee break.
O evento será realizado de forma presencial, no auditório do IEN/CNEN, localizado na Rua Hélio de Almeida, 75, Cidade Universitária, Ilha do Governador. Os interessados em participar devem se inscrever no formulário a seguir:
INSCREVA-SE PARA O EVENTO “MULHERES NA CIÊNCIA NUCLEAR”
Escrita por: José Lucas Brito (Secos/ IEN)