Notícias
Dois projetos do IEN/CNEN são selecionados no edital “Jovens Talentos” da Faperj
Alunas Gabriela Paixão (à esquerda) e Luisa Muniz (à direita) ingressarão no estágio do programa “Jovens Talentos” no Laboratório de Nanorradiofármacos do IEN/CNEN. Foto: Gledson Júnior.
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) foi contemplado no edital do Programa “Jovens Talentos 2025”, lançado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) em março deste ano e com resultado divulgado no último dia 5 de junho. Esse edital selecionou dois projetos desenvolvidos no Laboratório de Nanorradiofármacos, que serão executados por duas estudantes de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro:
- Gabriela Paixão Cardoso – aluna do ensino médio técnico em química integrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ);
- Luisa Muniz de Oliveira – aluna do Ensino Médio da Escola Estadual Tia Lavôr.
Esses projetos tiveram como proponente o coordenador desse laboratório, Dr. Ralph Santos-Oliveira, que atuará como orientador dos trabalhos feitos por essas estudantes. O estágio no laboratório terá duração máxima de dois anos.
O objetivo desse programa é incentivar alunos do Ensino Médio de escolas públicas fluminenses a desenvolverem pesquisas científicas vinculadas às universidades públicas e/ou privadas, institutos federais de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, mediante a concessão de bolsas.
Dessa forma, a Faperj selecionou o pesquisador ou conjunto de pesquisadores proponentes que cumprissem os seguintes critérios:
- O proponente deverá ser o orientador do candidato à bolsa;
- O proponente deverá ser pesquisador qualificado (grau de pós-graduação, mestrado ou doutorado), com vínculo empregatício ou funcional com instituições públicas ou privadas, que efetivamente desenvolvam pesquisas e estejam sediadas no estado do Rio de Janeiro;
- Pesquisadores eméritos ou aposentados, que tenham comprovado por documento oficial da instituição o vínculo, atestando efetiva participação na pesquisa a ser desenvolvida;
- Proponente deverá possuir disponibilidade para supervisionar o bolsista proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo contato direto com os projetos de pesquisa;
Com relação aos bolsistas, o edital determinava que fossem selecionados apenas estudantes que estivessem no primeiro ou segundo ano do ensino médio de escolas públicas, que possuíssem algum vínculo acadêmico com instituições de ensino e pesquisa do Estado e que tivessem idade entre 15 e 18 anos.
Como será a participação das bolsistas em projetos do IEN/CNEN?
De acordo com o edital, os alunos selecionados pela Faperj começarão o estágio nos institutos científicos indicados no dia 1º de julho. Nessa data, as estudantes Gabriela Paixão e Luísa Mendes serão incorporadas à equipe de bolsistas do Laboratório de Nanorradiofármacos e começarão a participar das pesquisas e projetos que são desenvolvidos pelo setor:
“As alunas serão integradas de maneira universal em todas as atividades correntes do laboratório. Dada a característica dinâmica das pesquisas em curso, elas serão inseridas tanto nos projetos que estão em desenvolvimento como nos desdobramentos de projetos novos”, afirma o Dr. Ralph Santos-Oliveira.
O coordenador do laboratório, que se destaca no setor nuclear por desenvolver medicamentos e terapias inovadoras para o tratamento de câncer e outras doenças, acredita que os conhecimentos a serem adquiridos por essas estudantes durante as atividades implementadas no instituto fortalecerão sua formação acadêmica, permitindo que elas consigam construir uma carreira de sucesso.
Ralph acrescenta que a participação do IEN/CNEN nesse edital demonstra a sua importância no cenário educacional do país por contribuir na formação de novos pesquisadores em uma área estratégica para o Brasil, como é a Nuclear.
As estudantes que farão parte do Laboratório de Nanorradiofármacos, por sua vez, declararam que sonham em seguir a carreira profissional na ciência e que este projeto se configura como uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos e viver novas experiências:
“Com o pesquisador Ralph e sua equipe, espero aprender desde os fundamentos teóricos até as técnicas práticas envolvidas na síntese de nanopartículas. Também quero compreender melhor os protocolos de segurança radiológica e boas práticas laboratoriais. Além do conteúdo técnico, quero desenvolver uma visão mais crítica da pesquisa científica, aprender a lidar com desafios experimentais, aprimorar minha capacidade de trabalho em equipe e contribuir, dentro das minhas possibilidades, para os projetos em andamento. Vejo esse estágio como um passo essencial para minha formação como cientista ou profissional da área Química”, diz Gabriela Paixão.
“Minha expectativa para o estágio no IEN/CNEN é aprender e crescer academicamente, mesmo ainda estando no início da minha formação. Sou aluna do 1º ano do ensino médio e, apesar de ter pouco conhecimento técnico, estou muito motivada a aprender e conhecer a rotina de um ambiente científico. Tenho grande interesse em entender como a ciência pode ajudar na saúde das pessoas, especialmente por meio dos nanorradiofármacos. Estou entusiasmada com a possibilidade de acompanhar as atividades do Laboratório de Nanorradiofármacos, sob a orientação do professor Ralph Santos-Oliveira, um pesquisador reconhecido por suas contribuições na área. Espero que essa experiência amplie meus conhecimentos e fortaleça meu interesse por ciência, tecnologia e inovação” afirma Luisa Muniz.
Escrita por: José Lucas Brito