Notícias
CNEN aprova revisão do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e divulga calendário de atividades para 2025
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Comitê Interno de Governança (CIG), aprovou o relatório final de avaliação e a revisão do Planejamento Estratégico Institucional (PEI/ CNEN). As propostas de revisão foram apresentadas na Reunião de Avaliação da Estratégia – RAE, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, quando foram apresentados pelos gerentes estratégicos os resultados e os principais desafios de cada objetivo estratégico.
Em decorrência das diretrizes definidas pelo CIG na RAE, foi elaborado pela Secretaria da Rede Estratégica um calendário de atividades para as ações do PEI para o exercício de 2025.
Calendário 2025 do PEI
As atividades do PEI em 2025 tiveram início em fevereiro, com reuniões realizadas entre os dias 5 e 14, envolvendo a Secretaria da Rede e os Gerentes Estratégicos. O objetivo foi apresentar o planejamento anual de atividades relacionadas ao PEI, além da introdução do protocolo de utilização do Sistema de Planejamento Estratégico e de Projetos (SIPEP) nas atividades estratégicas.
Também foram discutidas a proposta do programa e a definição da data das Oficinas de Revisão dos Atributos e de Elaboração dos Planos de Ação.
Próximos passos
Entre 17 e 28 de março, a Secretaria da Rede e a Rede Estratégica promoverão as Oficinas de Revisão dos Atributos do PEI e de Elaboração dos Planos de Ação para 2025, consolidando os objetivos estratégicos e ações a serem executadas ao longo do ano.
De 1º a 25 de maio, estão programadas Oficinas para capacitação da Rede Estratégica na utilização do SIPEP, garantindo que os envolvidos estejam aptos a operar o sistema.
Entre 28 de julho e 8 de agosto, ocorrerá o primeiro monitoramento do PEI, com o lançamento das informações dos indicadores e dos planos de ação pelos Gerentes Estratégicos no SIPEP. Logo após, de 11 a 15 de agosto, a Secretaria da Rede consolidará os dados em um Relatório de Monitoramento, que será submetido à apreciação e aprovação do CIG na Reunião de Monitoramento Estratégico – RME, prevista para acontecer entre os dias 18 e 22 de agosto.
Ajuste de calendário
Com o objetivo de ajustar o período de apuração dos resultados de 2025 ao ano-calendário, o segundo monitoramento do PEI está previsto para ocorrer no início de 2026, entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro, com a atualização dos indicadores e dos planos de ação pelos Gerentes Estratégicos no SIPEP.
Em seguida, entre 9 e 27 de fevereiro de 2026, a Secretaria da Rede elaborará o Relatório de Monitoramento e Avaliação do PEI-CNEN de 2025, consolidando as informações levantadas e encaminhando o documento para aprovação do CIG.
Encerrando o ciclo de planejamento e avaliação, entre os dias 9 e 13 de março de 2026 será realizada a Reunião de Avaliação Estratégica (RAE), ocasião em que serão apresentados os resultados de 2025 de cada Objetivo Estratégico para análise do CIG.
Com esse planejamento estruturado, a CNEN reafirma seu compromisso com a eficiência da gestão estratégica, o monitoramento contínuo e a busca por aprimoramentos em suas ações institucionais, fortalecendo a governança e a melhoria contínua no setor nuclear brasileiro.
A Coordenação de Comunicação elaborou um documento para consolidar a memória institucional do desenvolvimento do PEI CNEN, um marco estratégico para a CNEN. Além de preservar esse registro, o material serve como uma base dinâmica e transparente, que será continuamente atualizada e ampliada com as ações de planejamento coordenadas pela CGPA nos próximos anos.
Fonte: COCOM/CNEN