Notícias
Operação Atlas 2025: ESD sedia a abertura do primeiro treinamento logístico conjunto do país
A Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), sediou, nesta segunda-feira (30/06), a cerimônia de abertura da Operação Atlas 2025, promovida pelo Ministério da Defesa com coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Com o tema “Forças Integradas na Defesa da Amazônia”, o exercício é o primeiro treinamento logístico conjunto do país e tem como foco o adestramento estratégico das capacidades de Defesa em ambiente amazônico.
A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, além de diversas autoridades civis e militares, entre elas Oficiais-Generais do EMCFA e membros do Corpo Diplomático.
Na ocasião, a Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Carla Lyrio Martins, destacou o papel da Escola como polo articulador do conhecimento em Segurança, Desenvolvimento e Defesa, e reafirmou o compromisso da instituição com o êxito da Operação Atlas. “A articulação de lideranças em proveito da ampliação e da construção de capacidades cria sinergia e forma um sistema coeso e complementar, constituindo fator decisivo para nos impulsionar adiante na área da Defesa. Ganha o Brasil!”, disse.
O Chefe do EMCFA, Almirante de Esquadra Aguiar Freire, explicou que as próximas duas semanas serão voltadas ao planejamento da logística militar e de ações conjuntas. “A importância dessa iniciativa vai muito além do campo do treinamento conjunto. Considero a Operação como o marco da busca pela excelência operacional e consolidação da capacidade de defesa do Brasil. Que esta Operação que hoje se inicia seja o testemunho do profissionalismo, da dedicação e do patriotismo das Forças Armadas brasileiras”, destacou.
A Operação
A Fase 1 da Operação ocorre de 30 de junho a 11 de julho na ESD, em Brasília (DF), e está voltada ao planejamento conjunto, com ênfase no deslocamento estratégico de tropas e meios para o desafiador ambiente amazônico. Células de inteligência, logística, integração, comando e controle, além de ações de comunicação estratégica compõem as atividades.
Durante a manhã desta segunda, os participantes foram organizados em divisões e receberam instruções logísticas, de segurança e de ambientação com os objetivos da Operação. A programação inclui ainda a apresentação de quadros operacionais e administrativos pelas células participantes.
A Operação Atlas 2025 conta com dois principais objetivos:
• Identificar oportunidades e desafios no deslocamento estratégico das capacidades de Defesa para a região amazônica, considerando a infraestrutura logística nacional.
• Promover o treinamento sinérgico das Forças Singulares, com foco na interoperabilidade e nos sistemas de comando e controle.
Além das ações internas de planejamento, a fase inicial contará com eventos de alto nível como o Fórum de Defesa, o Mídia Day, o Adidos Day e o VIP Day, quando está prevista a presença do Ministro da Defesa e visitas técnicas às instalações utilizadas.
As Fases 2 e 3, de execução no terreno, ocorrerão entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro. Na ocasião, serão realizadas ações táticas e a conclusão dos deslocamentos estratégicos.
Clique AQUI e saiba mais sobre a Operação Atlas.



