Notícias
Incentivo ao aleitamento materno
Unidade de Atenção à Saúde da Mulher organiza programação especial pelo Agosto Dourado
Santa Maria (RS) - O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu um evento em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno. Realizada na última quarta-feira (13), a programação teve o objetivo de incentivar a amamentação de maneira lúdica e educativa entre as gestantes e mamães co bebês recém-nascidos. A decoração da Unidade de Atenção da Saúde da Mulher foi cuidadosamente planejada com carinho pela equipe multidisciplinar. Foram utilizados elementos dourados fazendo alusão ao agosto dourado, reforçando a mensagem de que o leite materno vale ouro para a saúde dos bebês.
As ações iniciaram com apresentação dos músicos João Vitor e Filipi Arent. Pacientes, familiares e profissionais aproveitaram a tarde ao som de flauta doce. Após, as pacientes se divertiram e aprenderam sobre amamentação com a apresentação das "Poderosas do Tetê", que apresentaram uma performance de dança com figurinos com representações visuais dos seios, camiseta personalizada e adornos dourados. Dançaram ao som de uma paródia adaptada da música "Show das poderosas", da cantora Anitta. O grupo é formado por técnicas de enfermagem e enfermeiras. A paródia abordou temas estratégicos sobre a importância da amamentação, rede de apoio e a importância de evitar chupetas e mamadeiras.
As ações foram finalizadas com a oferta de lanche às pacientes e familiares, distribuição de lembrancinhas e pintura na barriga das gestantes pela equipe multidisciplinar, essa com a finalidade de incentivar a amamentação desde o período gestacional.
O evento ressaltou a importância do leite materno como alimento exclusivo ofertado até os seis meses de vida do bebê. Reforço ainda que a rede de apoio de familiares é fundamental para acolhimento da mãe do recém-nascido. Além de engajar a equipe que atua no dia-a-dia com as puérperas participando ativamente no incentivo à amamentação.
Texto: Unidade de Atenção a Saúde da Mulher