Notícias
PESQUISA EM SAÚDE
Pesquisa de iniciação científica realizada no HUSM-UFSM conquista primeiro lugar na Rede Ebserh
Santa Maria (RS) – Um estudo desenvolvido no Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou o primeiro lugar nacional entre os projetos de iniciação científica durante o encerramento do 3º ciclo do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do 2º ciclo do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT). O evento foi realizado em 21 de outubro, na Administração Central da Ebserh, em Brasília.
O reconhecimento foi concedido à pesquisa “Transtorno do Zumbido: uma análise da eficácia da avaliação e conduta direcionada e individualizada”, desenvolvida pela acadêmica de Fonoaudiologia e bolsista do PIC, Fabiana Cristina Toillier, com a orientação da professora Michele Vargas Garcia, no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) do HUSM. O Serviço é o único centro do interior do Rio Grande do Sul que realiza avaliação e intervenção em casos de zumbido e processamento auditivo, atendendo pacientes dos 43 municípios da região.
Programas incentivam pesquisa e inovação nos hospitais universitários
Criados pela Ebserh em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os programas PIC e PIT concedem bolsas de pesquisa a estudantes de graduação, estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico nos 45 hospitais universitários federais administrados pela estatal. A iniciativa busca aproximar o ensino da prática assistencial, gerar soluções inovadoras para o Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a cultura da pesquisa nas instituições públicas.
Na edição 2024/2025, foram concedidas 665 bolsas em todo o país, sendo 399 pelo PIC e 266 pelo PIT. No HUSM-UFSM, 15 estudantes foram contemplados, sendo nove no PIC e seis no PIT, em projetos que unem ensino, pesquisa e extensão para aprimorar o cuidado em saúde.
Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM, Gustavo Nogara Dotto, “Este reconhecimento nacional coloca o HUSM-UFSM em evidência na Rede Ebserh e reafirma o papel estratégico dos hospitais universitários como centros de excelência não apenas na assistência, mas também na produção de conhecimento científico de qualidade”.
Ele destacou ainda que o incentivo à pesquisa é um dos pilares da missão institucional. “Incentivar a pesquisa em nossos HUs é fundamental para promover a inovação na assistência à saúde, formar profissionais mais qualificados e críticos e gerar evidências científicas que impactem diretamente na qualidade do cuidado prestado aos pacientes do SUS”, completou.
Escuta clínica e abordagem integrada
A professora Michele explicou que a ideia do estudo surgiu da observação clínica de pacientes que relatavam o zumbido como um incômodo intenso, capaz de afetar sono, humor e qualidade de vida. “Na prática clínica, percebemos que o zumbido não é apenas um som no ouvido. É um sintoma multifatorial, que envolve o cérebro, as emoções e o corpo”, pontuou.
Segundo ela, essa compreensão ampliada motivou a equipe a desenvolver protocolos específicos de avaliação e conduta individualizada: “O que nos move é ver a transformação dos pacientes. Quando compreendem o que está acontecendo e aprendem a lidar com o sintoma, o sofrimento diminui. Isso é muito gratificante e nos motiva a seguir pesquisando e inovando”.
O estudo analisou 155 pacientes atendidos entre junho de 2024 e agosto de 2025, com idades entre 13 e 86 anos. Foram aplicados diversos métodos terapêuticos, como: Sistema de Estimulação NeuroAuditiva (SENA©), liberação miofascial, auriculoterapia, eletroacupuntura, estimulação transcraniana por corrente contínua, mindfulness, terapia com tom, batidas binaurais e aconselhamento fonoaudiológico.
Entre os participantes que realizaram a intervenção com o SENA©, 92% apresentaram melhora dos sintomas. Para a docente, os resultados reforçam o valor da abordagem interdisciplinar: “Existem componentes auditivos, emocionais, musculares, metabólicos e vasculares que podem amplificar o sintoma. Por isso, tratamos cada paciente de forma individualizada, considerando todas as dimensões envolvidas”.
O trabalho integra o Grupo de Eletrofisiologia da Audição e Avaliação Comportamental (Geaac) e o Liga de Audiologia e Ambulatório de Zumbido (LAAZ), vinculados ao Departamento de Fonoaudiologia da UFSM. Além de atender pacientes da região, o grupo atua em projetos de pesquisa e extensão, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação. Conforme Michele, “O Ambulatório faz parte de um projeto de extensão e de pesquisa em ensino, vinculado ao curso de Fonoaudiologia e ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Essa estrutura física e pedagógica, vinculada ao HUSM, nos permite assistir todos os municípios da região e formar profissionais com experiência prática e científica”.
A docente destacou que o grupo desenvolveu um protocolo de diagnóstico clínico a partir da dissertação de mestrado da hoje doutoranda Ellen Tongolar Moreira, que já está sendo utilizado em nível nacional. “As combinações de reabilitação que aplicamos têm mostrado resultados positivos, e ver esse desfecho clínico se transformar em evidência científica é o que nos motiva”, completou.
Formação científica e fortalecimento do SUS
A bolsista Fabiana Cristina Toillier ressaltou que a experiência na pesquisa foi determinante para sua formação profissional e para compreender o papel da ciência no fortalecimento do SUS. “Trabalhar com pesquisa me mostrou como a equipe multiprofissional atua de forma integrada. A gente consegue avaliar detalhadamente cada caso e direcionar o paciente para uma intervenção específica. É um aprendizado que une pesquisa, extensão e cuidado”, contou.
Ela destacou que “O momento mais marcante é quando o paciente nos diz que conseguiu dormir melhor, que retomou o convívio social ou que voltou a sentir prazer nas atividades diárias. Saber que o conhecimento produzido dentro da universidade melhora a vida das pessoas é algo que nos enche de propósito”. Fabiana também enfatizou: “A pesquisa é extremamente enriquecedora, tanto na vida acadêmica quanto pessoal. Ela nos ensina a aplicar o conhecimento teórico na prática e a compreender melhor o paciente. A iniciação científica nos dá segurança, senso crítico e mostra como a ciência é essencial para o cuidado humanizado no SUS”.
Compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão
Para a professora Michele, o prêmio recebido é um reconhecimento coletivo: “Este resultado representa um grupo, uma equipe comprometida com a escuta, o cuidado e a produção de conhecimento. É a consolidação de um trabalho que une dedicação, pesquisa e amor pela profissão”.
Ao refletir sobre o reconhecimento recebido, a bolsista Fabiana pontuou: “Este prêmio é uma forma de mostrar que o esforço coletivo e o compromisso com o conhecimento podem mudar vidas. Levar o nome da fonoaudiologia e do HUSM-UFSM para todo o país é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma alegria. Espero que essa conquista motive outros estudantes a acreditarem na pesquisa e na importância de fazer ciência dentro do SUS”.
O gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM, Gustavo Nogara Dotto, reforçou que iniciativas como essa fortalecem a missão do hospital: “O PIC e o PIT são fundamentais para despertar vocações científicas e consolidar o hospital universitário como espaço de aprendizado e inovação. Conquistas como esta
inspiram outras equipes do HUSM-UFSM a desenvolver projetos que transformam realidades e fortalecem o SUS”.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh