Notícias
BOAS PRÁTICAS
Ministério da Saúde habilita HUSM-UFSM na Iniciativa Hospital Amigo da Criança
Legenda da foto: Imagem ilustrativa. Fonte: Freepik.
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Trata-se de um selo de qualidade conferido aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Além de um maior reconhecimento e credibilidade, o hospital receberá um aporte financeiro anual de cerca de R$ 84 mil.
De acordo com a enfermeira referência da Unidade de Saúde da Mulher (UMUL), Marcella Simões Timm, a equipe do hospital será treinada continuamente sobre temáticas que envolvam o aleitamento materno e cuidado materno-infantil, e o hospital passará a receber recurso financeiro para melhoria da assistência materno-infantil. Para ela, isso resultará em benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), envolvendo um cuidado mais humanizado e melhor apoio às pacientes durante a amamentação.
“Ser hospital amigo da criança comprova o compromisso da unidade com o cuidado acolhedor, o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê e a promoção do aleitamento materno”, disse Marcella Timm.
A enfermeira acrescentou que o hospital possui um serviço de consultoria em aleitamento materno e teleconsulta. Ela explica que esse apoio aumenta as chances de amamentação exclusiva até os seis meses, trazendo inúmeros benefícios para o bebê, como fortalecimento do sistema imunológico, proteção contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, melhora no desenvolvimento cognitivo da criança.
“Para a mãe, reduz os riscos de hemorragia no pós-parto, fortalece o vínculo entre ela e seu filho, e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, já que a amamentação
é um fator protetor contra essa doença”, reforça a chefe em exercício da UMUL, Thamiza Laureany dos Reis.
IHAC
Os objetivos da IHAC são: diminuir a morbimortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação; mobilizar e capacitar profissionais de saúde para mudarem rotinas e condutas inadequadas que possam prejudicar a amamentação e determinar um desmame precoce; implementar os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; pôr fim à prática de distribuição de suprimentos gratuitos ou de baixo custo de substitutos do leite materno para maternidades e hospitais; cumprir a NBCAL; e promover o Cuidado Amigo da Mulher.
O HUSM-UFSM cumpriu todos os critérios que o Ministério da Saúde exige com base nas seguintes normas: Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, Código Internacional de Substitutos do Leite Materno — Lei 11265/2006 (NBCAL), Cuidado Amigo da Mulher (CAM) e sobre a permanência da mãe ou do pai e acesso livre de ambos junto ao recém-nascido (PRN). Veja aqui a publicação da habilitação no Diário Oficial da União.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh