Notícias
LIDERANÇA HOSPITALAR
HUSM-UFSM promove capacitação contínua para chefias e líderes em gestão de pessoa
Santa Maria (RS) – Como uma equipe pode alcançar bons resultados sem que seus líderes estejam preparados para gerir pessoas? Com essa reflexão em mente, o Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem promovendo edições regulares do Programa de Integração de Chefias e Líderes. A atividade, realizada nos dias 20 e 21 de agosto, integra as diretrizes da Rede Ebserh e visa fortalecer as práticas de gestão de pessoas no âmbito da Administração Pública.
A cada edição, o encontro capacita novas chefias e substitutos nomeados, além de gestores já atuantes, abordando temas como frequência e afastamentos, carga horária, gestão de desempenho, acidentes de trabalho e acolhimento setorial. O modelo adotado prevê carga horária de oito horas, distribuídas em dois turnos, priorizando grupos pequenos para facilitar a interação.
Segundo o chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Glimar de Aquino da Silva, a iniciativa surge de uma necessidade identificada pela administração do HUSM. “Somente uma equipe qualificada, comprometida e capacitada permite que os objetivos institucionais sejam atingidos. No HUSM, são mais de 1,8 mil profissionais distribuídos em 74 áreas, e a gestão direta ocorre pelas chefias imediatas. Por isso, investir em sua formação é fundamental”.
Glimar destacou ainda que “os impactos positivos já foram observados durante a primeira edição do Programa de Integração. Os participantes relataram que a capacitação, no formato apresentado, possibilita esclarecer dúvidas, alinhar procedimentos adotados no dia a dia de suas áreas e fortalecer o vínculo cooperativo entre os gestores e as equipes da DivGP”.
O gestor acrescentou que “o reflexo dessa aproximação poderá ser acompanhado por meio da avaliação dos indicadores do painel de monitoramento de riscos de gestão de pessoas. Isso permitirá adequar a capacitação, dando ênfase aos indicadores que eventualmente demandem maior atenção, além de contemplar temas sugeridos pelas chefias”.
Valorização do trabalho coletivo
A chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, Claudia Rosane Perico Lavich, destacou que a capacitação contribui para o desenvolvimento de líderes mais preparados para enfrentar desafios cotidianos. Segundo ela, muitos gestores assumem cargos de chefia sem um conhecimento
aprofundado dos processos internos de Gestão de Pessoas. “Dessa forma, esse programa tem a finalidade de subsidiar os novos gestores e seus substitutos, bem como aqueles que ainda têm necessidade de maior aprofundamento sobre os processos internos de gestão de pessoas”, explicou.
O Programa de Integração de Chefias e Substitutos é ofertado trimestralmente ou conforme demanda. Além da Divisão de Gestão de Pessoas, também colaboraram na organização a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), a Unidade de Administração de Pessoal (UAP) e a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST).
Ainda conforme Cláudia, “O programa procura abarcar temáticas relacionadas à gestão de pessoas que os chefes aplicam no dia a dia de suas funções, oportunizando momento para esclarecimentos e trocas de experiências entre os participantes. Além disso, esse momento possibilita conhecer todos os profissionais que atuam na UAP, USOST e UDP por meio de apresentação pessoal”, pontuou.
Ela ressaltou que o programa se tornou obrigatório para chefes e substitutos recém-empossados, enquanto as demais chefias são convidadas a participar. “Com o intuito de tornar o momento mais descontraído e propício a esclarecimentos sobre os processos internos de gestão de pessoas, optamos por manter as turmas com número máximo de 20 pessoas, garantindo que todos tenham a oportunidade de interagir. Para os próximos grupos de participantes, serão priorizados os recém-nomeados a partir de agosto (mês do último encontro do programa), e as demais chefias que não participaram da primeira edição também serão convidadas”, completou.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh