Notícias
ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR
HUSM-UFSM inicia implementação do Programa 5S
Santa Maria (RS) – Nos dias 20 e 21 de maio, consultores do Hospital Moinhos de Vento visitaram o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo foi capacitar chefias e equipes das unidades do HUSM para a implementação do Programa 5S, uma metodologia que integra o projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde.
A implementação do Programa 5S começou na Unidade de Urgência e Emergência, com ações realizadas nos meses de abril e maio. A enfermeira Ingrid Belmonte da Rosa apresentou os resultados, destacando melhorias como a reorganização da Sala de Procedimentos, que agora funciona como Sala de Medicação. Essa alteração permite o atendimento rápido a pacientes estáveis que necessitam somente de medicação e breve observação, otimizando os recursos disponíveis na Unidade.
Segundo a enfermeira da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Sabrina Gonçalves Aguiar Soares, “Implantar o 5S na Unidade de Urgência e Emergência Adulto foi um passo importante para tornar o ambiente mais organizado, seguro e acolhedor, para quem cuida e para quem é cuidado. Um ambiente limpo, funcional e com os materiais organizados em locais definidos favorece o preparo das equipes e a agilidade nas ações, especialmente em situações críticas que exigem decisões rápidas e precisas”.
O impacto positivo dessas mudanças motivou a expansão da metodologia para todas as unidades do HUSM, com início previsto para o ‘Dia D do 5S’, em 14 de junho. Para Sabrina, “Levar essa iniciativa para as demais unidades é fortalecer o compromisso com uma gestão mais eficiente e com a qualidade do cuidado. Isso significa garantir que cada paciente seja acolhido em um ambiente organizado e seguro, favorecendo um atendimento mais resolutivo e no tempo certo”.
Entenda o Programa 5S
O Programa 5S é uma metodologia japonesa que promove organização, limpeza e padronização no ambiente de trabalho. Ele é baseado em cinco princípios:
· Seiri: Senso de utilização/descarte (Separar o necessário do desnecessário);
· Seiton: Senso de organização (Colocar cada coisa em seu devido lugar);
· Seiso: Senso de limpeza (Limpar e cuidar do ambiente de trabalho);
· Seiketsu: Senso de padronização (Padronizar a forma de organização do ambiente de trabalho);
· Shitsuke: Senso de disciplina (Praticar o 5S como um hábito/cultura).
Sobre o Projeto Lean nas Emergências
O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executado em parceria com seis hospitais de excelência, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto visa implementar a filosofia Lean em hospitais de todo o país, visando identificar e reduzir desperdícios, otimizar o fluxo de atendimento e eliminar as causas da superlotação nos Prontos Socorros.
No HUSM, o projeto será implementado ao longo do triênio 2024 – 2026, com atividades presenciais e monitoramento virtual. As ações serão divididas em quatro etapas principais: planejamento, diagnóstico, implementação e monitoramento. Cada ciclo terá duração de 18 meses, sendo 12 meses de atividades presenciais e seis meses de encontros virtuais para acompanhamento.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: husm-ufsm, lean nas emergências, programa 5s, proadi-sus, assistência, ensino, inovação