Notícias
INOVAÇÃO EM SAÚDE
HUSM-UFSM discute Avaliação de Tecnologias em Saúde e tendências atuais
Santa Maria (RS) – O que é ATS e por que ela é tão importante para a saúde pública? A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo que busca garantir que tecnologias utilizadas na área da saúde sejam eficazes, seguras e economicamente viáveis. Pensando nisso, o Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a palestra: “Avaliação de Tecnologias em Saúde: Fundamentos, Regulamentação e Aplicação no Hospital Universitário”.
O evento online, realizado em 8 de agosto, foi gratuito e aberto a profissionais da saúde, docentes, acadêmicos, gestores e pesquisadores. A chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e coordenadora do Comissão Técnica do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (CT-NATS) do HUSM, Cristiane Bortoluzzi Scrimini, destacou que “a relevância de encontros como este, especialmente em um momento em que a Rede Ebserh atua para consolidar a ATS. E acrescentou que “esse é o primeiro de muitos outros que se pretende realizar”.
Organizada pela Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e pela CT-NATS do HUSM, a palestra foi conduzida pelo professor Marcos Cordeiro d’Ornellas, titular do Departamento de Computação Aplicada da UFSM. Ele trouxe à discussão temas como inteligência artificial, telemedicina e desafios relacionados às tecnologias de alto custo.
No início da apresentação, o professor Marcos, contextualizou o NATS, falando se sua responsabilidade e atuação diretamente vinculada à gestão do ensino e pesquisa. O HUSM é um dos maiores Hospitais da região e referência em atendimentos de alta e média complexidade, com demandas expressivas em diversas áreas do conhecimento.
“Nesse cenário, o NATS exerce uma função estratégica, alinhada ao princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que garante o acesso à saúde para toda a população. Considerando que o orçamento é finito, torna-se essencial não apenas reconhecer a limitação dos recursos, mas também garantir o uso eficiente e responsável dos recursos financeiros disponíveis”, pontuou o professor Marcos.
A programação foi dividida em cinco blocos temáticos. O primeiro abordou os fundamentos da ATS, explicando conceitos como: ciclo de vida das tecnologias e pilares como eficácia, segurança e
avaliação econômica. O segundo tratou do marco regulatório e legislação vigente. No terceiro bloco foram discutidas tendências atuais, como inteligência artificial e telemedicina. A aplicação prática da ATS no contexto hospitalar foi tema do quarto bloco, enquanto o quinto trouxe estudos de caso com debates interativos.
A ATS analisa medicamentos, equipamentos e procedimentos, considerando aspectos relacionado à segurança, impacto social e ético. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), a ATS contribui para garantir o acesso qualificado, a equidade no cuidado e a sustentabilidade do sistema. No Brasil, esse processo é coordenado pelo Ministério da Saúde por meio da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS).
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh