Notícias
BOAS PRÁTICAS
HUSM-UFSM apresenta projeto “Unidade Amiga do Cidadão” em fórum da CGU
Santa Maria (RS) – A Ouvidoria do Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou em 4 de setembro do II Fórum Regional de Ouvidorias (ForOuv-CGU/RS), promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em Porto Alegre. A ouvidora do HUSM, Fabiana Baptista Goulart, apresentou o projeto “Unidade Amiga do Cidadão”, que vem sendo desenvolvido pela equipe da Ouvidoria do Hospital.
O fórum reuniu ouvidorias do Poder Executivo Federal no Rio Grande do Sul visando integrar equipes, compartilhar experiências e debater boas práticas em atendimento ao cidadão. O tema central desta edição foi “Práticas Inovadoras em Ouvidoria”, destacando iniciativas que contribuem para o fortalecimento da participação social e da transparência na gestão pública.
Como funciona o projeto
O “Unidade Amiga do Cidadão” é desenvolvido pela equipe da Ouvidoria do HUSM e visa incentivar as unidades do Hospital a responderem com mais agilidade e qualidade às demandas dos usuários, trabalhadores e cidadãos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O projeto nasceu da necessidade de valorizar o esforço das equipes em oferecer respostas rápidas, linguagem acessível e resolutividade às solicitações dos usuários”, explicou a ouvidora Fabiana.
A iniciativa certifica as unidades de acordo com diferentes critérios:
- menor tempo de resposta;
- maior número de solicitações atendidas;
- maior número de elogios recebidos;
- maior número de acessos concedidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI);
- maior apoio ao atendimento presencial da Ouvidoria.
A experiência trouxe impactos positivos para o HUSM-UFSM, como “a redução do tempo de resposta ao cidadão, o aumento da qualidade das informações prestadas e o crescimento no número de registros de elogios”, pontuou a ouvidora Fabiana. Também houve maior engajamento das unidades e serviços na resolução das demandas, além de mais apoio às atividades da Ouvidoria. Além disso, “os resultados demonstram que, quando as unidades se comprometem com a escuta e a resposta cidadã, todos ganham: o usuário, o trabalhador e a instituição”, detalhou.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh