Notícias
DESAFIOS
HUSM realiza 1º Pitch Reverso para fomentar a inovação em saúde
Santa Maria (RS)- O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá realizar, no dia 02 de dezembro, o 1º Pitch reverso de forma hibrida (presencial e online). O evento busca promover a cultura de inovação no hospital aproximando universidades, startups e colaboradores na busca de soluções criativas para desafios da saúde.
Ele vai acontecer no auditório Pércio Reis, térreo do Centro de Tecnologia, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assim como será transmitido no formato on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando AQUI. As vagas para acompanhar presencialmente são limitadas.
Ecossistema de inovação
Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM, Gustavo Nogara Dotto, o evento é a materialização da estratégia de inovação aberta. “Ao adotar o formato de "Pitch Reverso", o HUSM inverte a lógica tradicional: em vez de apenas assistirmos a soluções prontas, estamos ativamente abrindo nossos desafios reais para que o ecossistema de inovação — startups, pesquisadores e a própria universidade — possa colaborar conosco na criação de respostas”, afirmou.
Ele complementa que tal iniciativa consolida o HUSM como um hub de inovação. “Demonstra maturidade institucional e nos posiciona como protagonistas na articulação de soluções”, reforçou Dotto.
A chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Cristiane Bortoluzzi Scrimini, explica que a ideia do Pitch Reverso surgiu a partir da necessidade de fomentar a inovação no ambiente institucional do hospital, considerando a observação empírica de inúmeros desafios que poderiam ser solucionados por meio de propostas inovadoras. “O principal objetivo desta primeira edição é abrir um espaço concreto para a inovação dentro do HUSM, promovendo a aproximação entre o hospital e o ecossistema de inovação regional”.
Desafios reais
Ela relatou que os desafios selecionados são oriundos dos registros realizados pelos colaboradores ao longo do ano, refletindo demandas reais do cotidiano hospitalar. “A escolha final considerará o potencial de impacto positivo que a solução poderá gerar para o HUSM, priorizando aqueles que contribuam de forma significativa para a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade dos serviços prestados. A expectativa é atrair soluções inovadoras que envolvam novos processos, fluxos de trabalho e sistemas — com ou sem uso de tecnologias,” ponderou.
A seleção e o acompanhamento das startups serão realizados em parceria com o Inova RS, programa vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. As ideias mais promissoras terão a oportunidade de utilizar o HUSM como campo de prática para o desenvolvimento e a validação de suas tecnologias, possibilitando, posteriormente, a expansão dessas soluções para outros hospitais que enfrentam desafios semelhantes.
Além do Inova RS, os demais parceiros do evento são a UFSM, a Incubadora da UFSM, a e a Startup Lab. Segundo Cristiane, a construção dessa cultura de inovação tem ocorrido de forma gradual e contínua, por meio de pequenos passos que fortalecem a mentalidade inovadora e colaborativa no ambiente hospitalar. Entre as iniciativas, destaca-se a criação do Podcast Inova HUSM e o próprio Pitch Reverso.
HUSM como celeiro de novas tecnologias
Para o gerente de Ensino e Pesquisa, a inovação é um pilar fundamental e indissociável das atividades de ensino e pesquisa. “Na formação acadêmica, nosso papel vai além do ensino técnico; buscamos fomentar uma cultura de inovação que capacite nossos alunos e residentes a se tornarem agentes de mudança. Na pesquisa, a inovação é a ponte que transforma o conhecimento científico em impacto real”, afirmou Dotto.
Ele acrescenta, ainda, que dentro da Rede Ebserh, a iniciativa destaca o HUSM como uma unidade de vanguarda. “Demonstra nossa capacidade de sermos um celeiro para o desenvolvimento de novas tecnologias, não apenas para absorver, mas para gerar e pilotar soluções que nascem de nossas próprias necessidades assistenciais e de gestão”, concluiu.
Confira a programação (02/12):
8h- Credenciamento
8h30- Mesa Oficial de Abertura
9h – Roda de Conversa: “Universidades e a Inovação Colaborativa”
10h15 – Palestra Magna: “Inovação e Ambientes de Transformação”
11h - Experiência da Spray Solutions – No Warm-up do Pitch Reverso
Turno da Tarde
13h30 – Abertura oficial das apresentações da tarde
14h às 16h – Apresentação dos Desafios do Pitch Reverso
16h – Momento Cultural
16h30 –Happy Hour- Momento de Conexão e troca de ideias
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais